Samsung teria criado equipe exclusiva para fabricação de telas da Apple

Por Redação | 15 de Abril de 2015 às 15h50
photo_camera Divulgação

Embora sejam grandes rivais no mercado de smartphones, Apple e Samsung possuem uma importante relação na fabricação de componentes eletrônicos — no caso, a sul-coreana é uma das maiores fornecedoras de peças para os produtos da Maçã. E essa "parceria", por assim dizer, deve ficar ainda mais estreita, já que um novo rumor aponta que a dona da marca Galaxy estaria montando uma equipe de funcionários para trabalhar exclusivamente na montagem de telas da gigante de Cupertino.

O time independente teria 200 funcionários e começou a operar em 1º de abril deste ano. Além do trabalho no fornecimento de displays para o iPad e o MacBook, o grupo participa da venda dos produtos que ajuda a produzir. Outro detalhe é que apenas membros dessa equipe podem compartilhar informações sobre os dispositivos e negócios da Apple, uma vez que outros empregados da Samsung não estão autorizados a comentar esses dados.

Todo esse investimento nas peças da concorrente teria um motivo: os fracos resultados financeiros da Samsung nos últimos trimestres, que fizeram com que a companhia perdesse a liderança no mercado global de smartphones para a Maçã. No início de abril, a Samsung revelou que seu lucro operacional caiu 31% no primeiro trimestre de 2015 para US$ 5,4 bilhões, o que justifica a empresa querer injetar mais dinheiro na produção das telas dos iGadgets.

Além disso, o relacionamento entre as duas companhias melhorou depois de ambas desistirem de inúmeros processos judiciais sobre patentes fora dos Estados Unidos. De um lado, a Apple acusava a Samsung de copiar o design do iPhone e empregar suas características nos smartphones da família Galaxy. Do outro, a Samsung alegava que a Apple usava recursos de sua tecnologia de transsmissão sem fio sem a devida permissão da sul-coreana.

"A nova equipe exclusiva para a Apple indica que a relação entre ela e a Samsung melhorou. Isso também sugere que a Samsung Display vai obter da Apple encomendas de tela para produtos como o Apple Watch", comentou Jerry Kang, analista da empresa de pesquisa IHS Inc. Se a notícia for verdadeira, a Samsung se tornará a única fornecedora de telas para a Apple, eliminando a concorrência com a LG.

Fora os displays para tablets e smartphones, o rumor indica que a Samsung ficará encarregada da produção do novo processador A9 da Apple, que deve equipar o próximo modelo de iPhone. De acordo com fontes familiarizadas com o assunto, os chips serão fabricados em Giheung, na Coreia do Sul.

Fonte: Bloomberg

Canaltech no Facebook

Mais de 370K likes. Curta nossa página você!