Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Samsung supera Apple e volta a ser maior vendedora de smartphones do mundo

Por| 12 de Abril de 2017 às 09h32

Link copiado!

Samsung supera Apple e volta a ser maior vendedora de smartphones do mundo
Samsung supera Apple e volta a ser maior vendedora de smartphones do mundo
Tudo sobre Samsung

A briga entre as fabricantes de smartphones segue bastante acirrada. Mantendo a velha tradição que já se prolonga por alguns anos, Apple e Samsung seguem disputando a liderança do mercado mundial e, com o fechamento do primeiro trimestre de 2017, eis que temos uma nova virada nessa alternância de poder. Graças a um bom desempenho nos últimos meses, a gigante sul-coreana voltou a despontar como a empresa mais importante do segmento.

Os dados são da companhia TrendForce, que analisou as vendas do mercado móvel em todo o mundo e revelou que 26,1% de todos os smartphones vendidos entre janeiro e março eram da Samsung — ou seja, mais de um quarto dos novos aparelhos do mundo. Isso fez com que a marca voltasse a superar a antiga líder, a Apple, que teve apenas 16,9% de participação no período.

Esses números fazem uma virada significativa nas posições do ranking em relação ao que vimos nos últimos meses de 2016, quando o lançamento do iPhone 7 alavancou os resultados da Maçã e lhe garantiu o primeiro lugar, com 20,3% das vendas totais contra 18,5% da Samsung. Porém, parece que o novo ano trouxe também novos ares para a fabricante oriental, que viu o desempenho de sua linha Galaxy J alavancar expressivamente seus resultados.

Continua após a publicidade

E a tendência é que esse bom momento continue. Embora ainda falte alguns meses para o fim deste trimestre, é preciso lembrar que estamos a apenas algumas semanas do lançamento do Galaxy S8 e isso certamente vai desequilibrar a balança em favor da Samsung. As expectativas em torno do smartphone são altíssimas e as vendas não devem decepcionar — basta ver que, pelo menos na Coreia do Sul, o smartphone já quebrou os recordes de pré-venda da fabricante. Além disso, como não há nenhum iPhone planejado para o período, parece que essa batalha já nasceu ganha para a Samsung.

Já em relação aos demais membros da lista, as posições seguem inalteradas. As chinesas Huawei, OPPO e BBK/vivo se mantiveram com as respectivas terceira, quarta e quinta colocações sem grandes mudanças. Além disso, nem mesmo a participação delas no mercado teve grandes alterações, apresentando apenas uma leve queda em relação ao último trimestre do ano passado, o que representa uma estabilidade bastante cômoda. O curioso é notar como essas empresas que, em sua grande maioria, seguem exclusivas da China conseguem aparecer com uma participação de mercado tão expressiva — o que mostra a força do mercado local. Somadas, as chinesas produziram mais de 46% dos smartphones do mundo no período.

Outra presença importante no Top 6 da TrendForce é a LG, que fica na sexta posição do ranking. A empresa teve uma queda um pouco mais expressiva no número de aparelhos vendidos entre os últimos meses de 2016 e os primeiros de 2017. Ela deixou de ter uma média de 5,8% de participação de mercado para ocupar somente 4,6%, uma redução alarmante e que a companhia espera reverter com o lançamento do LG G6 nas próximas semanas.

Fonte: GSM Arena