Samsung será a responsável pelos chips A9 dos próximos iPhones, diz site

Por Redação | 06.04.2015 às 15:25

Não é de hoje que a Apple mantém mistério sobre quem fabricará a próxima geração de chips processadores que dará poder de fogo aos novos iPads e iPhones. Comumente, a empresa prefere se manter calada sobre boatos do tipo e o silêncio impera até que o componente seja anunciado oficialmente ao lado da nova linha de iGadgets. E dessa vez não está sendo diferente.

Embora não haja nenhuma informação oficial na internet, a Bloomberg deu como certa a parceria entre a norte-americana e a Samsung, que, ao que tudo indica, será a responsável por fabricar os próximos chips "A9". Atualmente, a responsabilidade de fabricar o componente é da Taiwan Semiconductor Manufacturing Co. (TSMC), mas, por algum motivo ainda não revelado (ou especulado), Cupertino estaria disposta a retomar a colaboração com a sul-coreana já para a linha de dispositivos iOS deste ano.

Segundo uma pessoa que diz conhecer as clásulas contratuais da parceria, a Samsung já está preparando a fábrica localizada em Giheung, na Coreia do Sul, para receber a demanda da Apple. Além disso, a GlobalFoundries se juntará à companhia para que, juntas, possam dar conta do processo de fabricação usando a litografia de 14 nanômetros. Esse processo, inclusive, é apontado pela fonte como um dos fatores que levaram a Apple a preferir retomar a parceria com a Samsung, já que a TSMC ainda usa a litografia de 20 nanômetros e não logrou êxito ao tentar utilizar a tecnologia de 16 nanômetros para construir modelos de teste do A9.

Ainda que tudo ainda gire em torno de incertezas, uma coisa é certa: se a informação se confirmar, o acordo fará com que a Samsung se aproxime da TSMC na corrida pelo posto de maior fabricante de processadores mobile. Atualmente, a taiuanesa é a maior fabricante de chips do tipo do mundo e a Samsung corre por fora, na segunda colocação, para ganhar mais respeito no mercado e alcançá-la. Para fechar, há quem diga que a asiática também poderá ser a responsável pelo fornecimento do módulo DRAM para o A9.

Se tudo isso realmente acontecer, então, ironicamente, a Samsung será a responsável por uma boa quantia de componentes dos novos iPhones, que são rivais diretos da linha de flagships Galaxy.

Fonte: Bloomberg via Apple Insider