Publicidade

Samsung pode fechar fábrica na China onde produz milhões de smartphones

Por| 12 de Dezembro de 2018 às 20h25

Link copiado!

Samsung pode fechar fábrica na China onde produz milhões de smartphones
Samsung pode fechar fábrica na China onde produz milhões de smartphones
Tudo sobre Samsung

A rusga burocrática entre Estados Unidos e China, a qual respingou já na Apple, agora está amedrontando outra fabricante de smartphones. De acordo com jornais da Coreia do Sul, a Samsung está se movimentando para retirar fábricas do país oriental.

A fabricante não comentou as notícias, nem deu informações sobre os motivos que a levaria a sair do país. Contudo, segundo os jornais, a Samsung deve desligar a fábrica em Tianjin, uma das duas que tem na região e que é responsável pela produção de 36 milhões de aparelhos.

A companhia confirmou, em nota, o fechamento da fábrica, chamando a ação de “uma decisão difícil”, e garantiu que vai criar esforços para aumentar a produção. A suspeita é de que ela passe a demanda para a fábrica de Huizhou, que atualmente já produz 72 milhões de unidades de smartphones. Atualmente, Tianjin é a 11ª mais populosa cidade do país, sendo que a fábrica local conta com cerca de 2.600 funcionários.

Os motivos deste desligamento podem ser muitos. Contudo, vale lembrar que a Samsung tem uma parcela muito pequena do mercado chinês, menos de 1%, em alta competitividade com Huawei e Xiaomi. Nesse sentido, pode ser que a companhia queira direcionar recursos para outros mercado em que se sobressai. O mercado chinês, apesar de gigante, também está em decadência.

Continua após a publicidade

Outra razão pela qual a sul-coreana pode estar abandonando o barco é porque problemas burocráticos têm criado entraves para empresas externas na região. Recentemente, por conta de questões burocráticas com os EUA, houve a ameaça de aumento de taxas para iPhones. Isso acendeu um alerta nas companhias vizinhas de que um governo altamente maleável possa apontar suas ações também para outros países.

Assim como a Foxconn, fornecedora da Apple, fez recentemente, é possível que a Samsung migre suas produções para outros Tigres Asiáticos como Vietnã, ou mesmo para a Índia.

Fonte: Phone Arena