Samsung não entregará atualização mensal a tantos aparelhos como prometido

Por Redação | 19 de Outubro de 2015 às 11h34

Em meio a diversas vulnerabilidades encontradas em dispositivos Android, a Samsung fez uma promessa surpreendente, ou pelo menos um compromisso com seus consumidores. A companhia quer tentar seguir os passos do Google e encontrar maneiras de disponibilizar atualizações críticas de segurança mensalmente para seus aparelhos. Esta é uma boa notícia, tendo como base que a companhia é uma das principais fabricantes de aparelhos Android do mercado mundial. No entanto, cumprir essa promessa não será fácil.

Além de criar um site detalhando as atualizações mensais de segurança, a sul-coreana terá que informar quais os aparelhos que serão beneficiados. O grande problema com as atualizações do Android, seja para novas funcionalidades ou para correções críticas de segurança, é que eles passam por mãos de várias entidades, dependendo da origem do dispositivo.

Embora o Google possa oferecer rapidamente boletins de segurança e atualizações para o Android, tais atualizações precisam passar por rodadas de testes e serem certificadas pelas fabricantes. Dependendo da quantidade de personalização e de bloatware inseridos no aparelho, a demora para que a atualização aconteça pode ser de semanas ou até mesmo meses.

Os aparelhos da Samsung são conhecidos por terem uma das experiências Android mais personalizadas entre as fabricantes, o que aumenta ainda mais a dúvida se a fabricante será capaz de cumprir o compromisso ambicioso de atualização. Muitas companhias veem a promessa como absurda, sendo que a HTC a rotulou de "irreal", comentando que jamais prometeria algo que nunca poderia cumprir. Com toda essa desconfiança, cresce a sensação de que é improvável que a fabricante coreana realmente conseguirá tal feito.

O caminho da Samsung para contornar isso é limitar a quantidade de aparelhos que irão receber as atualizações mensais - o que ela acabou fazendo ao divulgar uma lista nesta segunda-feira (19) com apenas alguns aparelhos. São eles:

  • Galaxy S5
  • Galaxy S6
  • Galaxy S6 Edge
  • Galaxy S6 Edge +
  • Galaxy Note 4
  • Galaxy Note Edge
  • Galaxy Note 5
  • Galaxy Tab S
  • Galaxy Tab S2

Não é surpresa que os dispositivos listados tenham sido lançados, basicamente, nos anos de 2014 e 2015. Sem contar que fica claro que apenas smartphones high-end serão agraciados pelas atualizações mensais prometidas. A Samsung afirmou que as atualizações ainda dependem do mercado, o que significa que a lista poderia ser ainda mais curta dependendo do país.

Via SlashGear

Fonte: http://www.slashgear.com/samsung-makes-good-its-promise-reveals-monthly-updates-18410195/

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.