Samsung lançará sistema de pagamentos por biometria no final de abril

Por Redação | 22 de Abril de 2015 às 12h28
photo_camera Divulgação

Pagar as contas com o celular está mais fácil graças aos sistemas de pagamentos móveis lançados por empresas como Apple, PayPal, Google e Square — embora a maioria delas esteja localizada fora do Brasil. A Samsung também entrou na jogada com o Samsung Pay, lançado há algumas semanas, mas a companhia quer ir além e lançará agora no final deste mês um mecanismo que vai permitir aos usuários efetuar transações financeiras usando suas impressões digitais.

A ideia é um projeto da Samsung SDS, uma subsidiária de TI da fabricante, em parceria com as firmas de pagamento mobile KG Mobilians e KG Inicis. Inicialmente, o serviço será testado na Coreia do Sul — onde a empresa já recebeu autorização do governo local para realizar os experimentos —, com possibilidade de expansão para o resto do globo em um futuro próximo. Ainda não se sabe se a novidade está sendo desenvolvida para funcionar no Samsung Pay ou se será uma plataforma independente.

O sistema biométrico de pagamentos da companhia também já recebeu uma certificação oficial do Fast Identity Online (FIDO) Alliance, um grupo internacional que busca melhorias em programas de autenticação online e determina a qualidade de serviços que se apoiam nessa tecnologia. A aliança tem cerca de 190 membros, incluindo Google, Microsoft, Visa e PayPal.

"Esperamos que tecnologias antigas de autenticação, como senhas e outros protocolos, sejam substituídos por métodos aprovados pela FIDO, que tem apoiado mecanismos biométricos de autenticação que vão se tornar um padrão no futuro", disse um porta-voz da Samsung. O software desenvolvido pela entidade é o segundo em todo o mundo a receber um certificado da FIDO.

A empresa também não deu detalhes sobre como vão funcionar os recursos que seu sistema biométrico vai utilizar. No mais, a companhia declarou que o software vai permitir que os consumidores paguem suas contas utilizando comandos de voz, impressão digital ou ainda a leitura da íris. Além disso, a Samsung garantiu que a segurança nesse sistema será reforçada para evitar fraudes.

Fontes: ZDNet, Digital Trends

Instagram do Canaltech

Acompanhe nossos bastidores e fique por dentro das novidades que estão por vir no CT.