Samsung lança app que permite ajustar configuração de jogos

Por Redação | 17.10.2015 às 11:48
photo_camera BRUNO HYPOLITO / CANALTECH

Uma funcionalidade que existe apenas nos jogos para PC acaba de chegar aos celulares da Samsung. A empresa liberou nesta semana o Game Tuner, um aplicativo que, assim como nos computadores, adapta a performance visual dos títulos para o hardware de cada aparelho, permitindo assim que os games rodem melhor, sem travamentos, lags ou outros problemas.

Disponível para os modelos Galaxy S6 Edge Plus e Note 5, o software é gratuito e também permite o inverso. Ou seja, caso seu dispositivo seja evidentemente mais potente que a configuração padrão dos títulos, dá para incrementar o conjunto visual, aumentando a resolução ou a contagem de quadros. Goat Simulator, por exemplo, pôde ser rodado com aspecto 2K.

O usuário pode alterar a contagem de quadros por segundo entre 15 e 60 FPS, trabalhando assim com a forma pela qual as imagens são atualizadas na tela. A resolução também pode ser reduzida a partir dos 480p e chegar até 1440p, tornando os gráficos mais adequados à tela de cada smartphone e, caso o hardware permita, acabando com serrilhados, texturas esticadas e outros artefatos do tipo.

Samsung Game Tuner

Quem não quiser mexer de forma mais detalhada com tais configurações pode selecionar uma das configurações pré-programadas. Os patamares são os mesmos vistos no PC, com nomes que vão de High até Extra Low, com a contagem de frames e a resolução sendo reduzidas ou aumentadas de acordo com a escolha.

Também dá para criar configurações específicas para cada título. Como a escolha acontece de forma externa, o Samsung Game Tuner é capaz de localizar os jogos instalados no dispositivo que são compatíveis com o aplicativo e aplicar as preferências desejadas para cada um deles.

Contudo, uma mudança deixou muita gente chateada. Na ocasião de seu lançamento, além dos dois dispositivos já citados, o software funcionava nos modelos Galaxy S6 e Galaxy S6 Edge, uma compatibilidade que foi rapidamente removida sem explicações. A Samsung disse apenas estar trabalhando no software para os dois aparelhos e que uma nova versão do Game Tuner deve ser liberada em breve.

Fonte: Slash Gear