Samsung inaugura centro de inovação na USP

Por Redação | 14 de Abril de 2016 às 19h18

A Samsung anunciou nesta quinta-feira (14) um acordo com a Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP), inaugurando um centro de treinamento e capacitação tecnológica para a o desenvolvimento de soluções móveis.

Parte do programa Parceiros da Poli, o novo laboratório, batizado de Ocean USP, conta com equipamentos de ponta e está instalado em uma área de 300 m² do Departamento de Engenharia de Produção da universidade. O local sediará atividades de ensino e pesquisa, assim como de extensão, com cursos de difusão em áreas como Internet das Coisas (IoT, na sigla em inglês).

"No novo curso, os alunos poderão aprender desde o desenvolvimento do hardware de um dispositivo – como um smartphone, por exemplo – até a expansão e a múltipla conexão, que transformam os dispositivos em essenciais para a vida das pessoas", destacou a empresa sul-coreana em nota.

De acordo com Gabriel Farias, diretor de inovação da Samsung América Latina, o plano com o centro é se aproximar do crescente ecossistema de empreendedores e desenvolvedores de conteúdo, público habitual em importantes universidades. "Estes jovens são muito engajados na busca de recursos inovadores para solucionar temas de suas comunidades. Não por acaso, o Ocean em dois anos de funcionamento já capacitou cerca de 25 mil pessoas", comenta.

Para a USP, o centro possibilitará à instituição se aprofundar nas pesquisas sobre tecnologias relacionadas à indústria 4.0, integrando a manufatura com o estado da arte da tecnologia de informação e comunicação, conectando pessoas, máquinas e processos de forma inteligente.

"O novo laboratório permitirá agregar tecnologias inovadoras com os métodos de engenharia de produção, impulsionando pesquisas e ações práticas em manufatura avançada", afirma Eduardo Zancul, professor do Departamento de Engenharia de Produção da Poli-USP, e um dos coordenadores do laboratório. Conforme Zancul, a parceria também irá fomentar o ensino de graduação e de pós-graduação a fim de preparar alunos para resolver problemas complexos da sociedade e liderar as próximas inovações tecnológicas.

Além da unidade Ocean USP, a Samsung também conta com uma unidade do Ocean situada em Manaus (AM) e gerida em parceria com a Universidade Estadual do Amazonas (UEA).

Considerando as atividades das unidades em Manaus e em São Paulo (anteriormente, localizada na Avenida Faria Lima), ao longo de seus aproximadamente dois anos de atividades, o Samsung Ocean já sediou cerca de 1.000 treinamentos e cursos gratuitos para mais de 25 mil universitários, desenvolvedores e empreendedores.

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.