Samsung fornecerá soluções de TI para montadoras alemãs de carros autônomos

Por Redação | 03.05.2016 às 09:53

O mercado de carros autônomos tem atraído cada vez mais a atenção das empresas de tecnologia, que miram no segmento em busca de rendimentos para aumentar suas contas bancárias. É o que aconteceu com a Samsung, que vem trabalhando na ampliação de seus investimentos e parcerias nos negócios relacionados ao mercado automotivo.

Desde que a empresa anunciou que estava à procura de novas formas de negócio, ela desenvolveu uma divisão especializada em soluções para esse segmento. A sul-coreana modificou uma pista de corrida que possuía para testar seus carros autônomos e uniu-se à SEAT e à SAP para o desenvolvimento de projetos futuros para carros conectados. Agora, a asiática também está estendendo suas parcerias a montadoras alemãs para fornecer soluções e suporte tecnológico para elas.

A Mercedes-Benz está trabalhando com o Gear VR e a Gear 360 Camera como principais dispositivos em testes de condução virtual. Além disso, a montadora já confirmou que está trabalhando com a sul-coreana em equipamentos de entretenimento para geração de informações úteis para a condução de motoristas e desenvolvimento de automóveis.

A BMW tem trabalhado com a empresa tecnológica na construção do modelo elétrico i3 2017, que conta com a tecnologia de bateria Samsung SDI. A montadora alemã também tem utilizado dispositivos da Samsung, como tablets, para equipar a nova linha 7 Series.

Por fim, a Samsung também fechou uma parceria com a Audi para fornecer equipamentos tecnológicos para os novos modelos da montadora. A mãe dos smartphones Galaxy passará a equipar os carros da companhia de Ingolstadt com LPDDR4 D-RAM de 20nm e EMMC de 10 nm.

Essas parcerias reforçam o posicionamento da Samsung como nova fornecedora tecnológica do mercado automotivo. Enquanto empresas como Apple e Google desenvolvem seus próprios modelos de veículos autônomos e a Microsoft concentra-se em fornecer soluções de software para as montadoras, a Samsung foca no trabalho de fornecedora de equipamentos e hardwares, uma estratégia que pode render bons quinhões nessa promissora indústria dos veículos que dirigem sozinhos.

Via Business Korea