Samsung foca nos jogos para criar novas memórias RAM

Por Redação | 19 de Janeiro de 2016 às 11h45

Quando se fala em memória RAM, a taxa de transmissão é tudo. E é justamente nisso que a Samsung trabalha no que diz ser a próxima geração de componentes, principalmente, para os gamers. A empresa anunciou a produção de uma nova série de chips DRAM HBM2 que seriam capazes de transmitir informações a até 256 Gbps.

Tal velocidade, se realmente verificada, é sete vezes maior do que a encontrada hoje nas melhores memórias RAM DDR5 do mercado. Segundo a empresa, tudo isso é possível graças a um novo processo de fabricação dos componentes, usando uma arquitetura de 20 nanômetros semelhante à que temos em processadores de última geração. Isso não apenas garante velocidades maiores, mas também economiza espaço físico.

Sendo assim, os grandes parceiros da Samsung no momento são NVIDIA e AMD, que já estariam estudando maneiras de introduzir as novas memórias em suas placas gráficas. A marca sul-coreana diz que, inicialmente, estarão disponíveis apenas módulos de 4 GB com quatro camadas de núcleos de 8 gigabits, mas no futuro a linha também terá chips de 8 GB e oito camadas, de forma a ampliar ainda mais a economia de espaço em relação às placas atuais.

Além disso, a Samsung também está mirando no mercado corporativo com a nova solução. Também pensando em economia de espaço e maior poder de processamento, a fabricante já está em negociações com fabricantes de equipamentos para data centers para utilização de suas peças, já que o segmento, assim como no caso dos gamers, também exige altas doses de velocidade e disponibilidade.

A expectativa é que as novas gerações de placas da AMD e NVIDIA já cheguem ao mercado neste ano com as novas memórias da Samsung, pelo menos nos modelos de 4 GB. Os de 8 GB, entretanto, ainda estão em fase de desenvolvimento e devem aparecer primeiro em equipamentos de uso profissional ou chipsets para celulares e tablets, que também exigem mais poder de processamento, mas possuem menos espaço disponível.

Fonte: Samsung

Inscreva-se em nosso canal do YouTube!

Análises, dicas, cobertura de eventos e muito mais. Todo dia tem vídeo novo para você.