Samsung estaria pronta para entrar no mercado de carros autônomos

Por Redação | 10.12.2015 às 08:56

Segundo informações do Wall Street Journal, a Samsung estaria interessada em entrar no mercado de componentes automotivos que equipam carros autônomos. A iniciativa vem em um momento que a empresa está com grandes dificuldades para se manter relevante em seu principal mercado, o de smartphones. A sul-coreana tem feito diversas mudanças, incluindo mudanças em cargos importantes, na esperança de tentar reviver os bons períodos de lucros.

Entrar no ramo automotivo pode ser bastante promissor para empresas de tecnologia, em especial a Samsung, que conta com tecnologias de ponta em diversos componentes. A ideia de compartilhar componentes que a empresa já domina, inclusive, é visto com bons olhos por seus executivos. Tecnologias em bateria, GPS, computação móvel, chips, telas sensíveis ao toque, entre outras já são utilizadas pela Samsung em seus produtos e podem ser incorporadas em automóveis autônomos ou até mesmo semiautônomos.

Além disso, vender componentes para outras empresas do setor automotivo é certamente menos arriscado e mais confiável do que tentar vender produtos por si só para o consumidor final.

Esta não seria a primeira vez que a Samsung se arriscaria no mercado automotivo. Aqueles com memória mais longa podem se lembrar de quando a empresa asiática utilizou sua tecnologia na fabricação de carros na década de 90. O projeto não teve o sucesso esperado, uma vez que em 1994 a Samsung Motors foi afetada pela crise financeira asiática de 1994. Assim, a empresa foi forçada a vender sua divisão de automóveis para a Renault em 1997. A Samsung ainda detém uma participação considerável de 19,9% na empresa.

Via Engadget

Fonte: http://www.engadget.com/2015/12/09/samsung-car-division/