Samsung está trabalhando em uma tela 4K de 5.5 polegadas para realidade virtual

Por Redação | 27 de Maio de 2016 às 18h36
photo_camera Reprodução/Slash Gear

Mesmo que ainda estejamos dando os primeiros passos no campo comercial de realidade virtual, as empresas estão trabalhando a todo vapor para trazer a tecnologia para o dia a dia das pessoas o mais rápido possível. Embora ainda seja classificada como protótipo, uma tela feita para realidade virtual com resolução 4K (3840 x 2160) foi exibida pela Samsung em uma conferência em São Francisco.

A tela tem 5,5 polegadas e é basicamente do tamanho das utilizadas em um phablet atual. Mesmo que o modelo ainda não esteja disponível no mercado, a Samsung pode ter ajudado a concorrente Sony a identificar mais um uso para a tela 4K do seu Xperia Premium Z5.

Embora a Sony não tenha produzido a tela do Xperia Z5 Premium com foco em realidade virtual, essa característica da tela oferece uma densidade de pixels de 806 PPI, o que faz com que ela seja perfeita para a tecnologia de realidade virtual. Com a proximidade do display do celular dos olhos dos usuários em um headset de realidade virtual, os pixels se tornam ainda mais discerníveis do que o normal, aumentando drasticamente a qualidade visual da experiência.

Ainda não se sabe qual será o uso que a Samsung dará a seu novo display, mas ao que tudo indica nem adianta esperar essa nova tela vir instalada no Galaxy Note 6 (ou Note 7). Com a parceria da empresa sul-coreana com a Oculus, tudo indica que essa última pode receber acesso ao display. Só para ter uma ideia, o Oculus Rift, assim como o HTC Vive, tem uma resolução de 2160x1200, o que é um pouco acima de 2K.

Além disso, a Samsung tem alguns outros projetos que também podem beneficiar o campo de realidade virtual. O "Bio Blue", por exemplo, pode diminuir a quantidade danosa de luz azul que é emitida pela tela de dispositivos eletrônicos, o que prejudica o sono dos usuários que fazem uso do smartphone antes de dormir. Um display de campo de luz também ajuda a dar ao usuário um senso de profundidade, como se a imagem fosse um holograma. Para entender como esta última tecnologia funciona, basta assistir ao vídeo abaixo.

Via: Slash Gear

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.