Samsung é líder no mercado brasileiro de PCs, aponta pesquisa “Marcas Mais”

Por Redação | 18 de Julho de 2016 às 07h38

A pesquisa anual “Marcas Mais”, realizada pelo jornal O Estado de S. Paulo, está em sua segunda edição e, em 2016, mostrou que a Samsung já conquistou o trono da Apple no mercado brasileiro de PCs, apontando a Dell no terceiro lugar da preferência nacional.

De acordo com a pesquisa, no ano passado, o mercado de computadores registrou seu pior resultado em dez anos, com vendas caindo 36% entre 2014 e 2015. Para 2016, é esperada uma queda de 18% na venda de PCs pelo país. Em meio a esse cenário nada animador, a Samsung apareceu na liderança da corrida pela conquista da preferência do consumidor brasileiro.

“O consumidor brasileiro está cada vez mais exigente. Para atendê-lo melhor, passamos a analisar com ainda mais afinco os diferentes perfis de usuário existentes e também colhemos os feedbacks do mercado, planejando nossos produtos com base no que cada cliente está procurando”, afirmou Sandra Chen, diretora sênior da divisão de notebooks da Samsung no Brasil.

O segundo lugar do ranking ficou com a Maçã, mas a terceira colocada, a Dell, ainda é a preferida entre os homens, liderando também a preferência das pessoas que moram na região Sul do Brasil. No estado de São Paulo, a preferência ainda é pela Apple.

Rosandra Silveira, diretora executiva para o consumidor final e pequenas empresas da Dell Brasil, revelou que a companhia procura ouvir e entender seus consumidores para traduzir suas necessidades em produtos e serviços. E o lançamento do serviço Premium Support faz parte dessa estratégia. “Trata-de de uma nova modalidade de suporte para computadores através da qual um sistema automatizado identifica e antecipa possíveis problemas com os equipamentos antes de qualquer manifestação do usuário”, explica a executiva.

Liderança também no mercado de smartphones

O setor mobile brasileiro tem visto suas vendas caírem mês a mês. Em comparação com 2014, o ano passado apresentou uma queda de 38% nas vendas de dispositivos móveis, mas a pesquisa mostrou que, apesar da crise, o consumidor brasileiro não tem priorizado a economia na hora de trocar de aparelho.

A pesquisa revelou que a liderança do mercado de dispositivos móveis no Brasil continua com a Samsung, seguida pela Apple e pela Motorola, repetindo a mesma ordem do ranking do ano passado. Loredana Sacrinella, diretora sênior de marketing da divisão de dispositivos móveis da Samsung Brasil, acredita que o forte engajamento da marca com os consumidores é fruto do investimento mundial e contínuo no desenvolvimento de produtos que atendam às expectativas dos usuários.

“Sob a filosofia de ‘inovação para todos’, nós sempre ouvimos e entendemos os anseios de nossos consumidores e certamente esse é um dos diferenciais que nos faz permanecer no topo do mercado de tecnologia, com lançamentos em linha com as ambições dos usuários", avalia a executiva.

Fonte: Marcas Mais (1) e (2)

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.