Samsung é líder no mercado brasileiro de PCs, aponta pesquisa “Marcas Mais”

Por Redação | 18 de Julho de 2016 às 07h38
Tudo sobre

Samsung

A pesquisa anual “Marcas Mais”, realizada pelo jornal O Estado de S. Paulo, está em sua segunda edição e, em 2016, mostrou que a Samsung já conquistou o trono da Apple no mercado brasileiro de PCs, apontando a Dell no terceiro lugar da preferência nacional.

De acordo com a pesquisa, no ano passado, o mercado de computadores registrou seu pior resultado em dez anos, com vendas caindo 36% entre 2014 e 2015. Para 2016, é esperada uma queda de 18% na venda de PCs pelo país. Em meio a esse cenário nada animador, a Samsung apareceu na liderança da corrida pela conquista da preferência do consumidor brasileiro.

“O consumidor brasileiro está cada vez mais exigente. Para atendê-lo melhor, passamos a analisar com ainda mais afinco os diferentes perfis de usuário existentes e também colhemos os feedbacks do mercado, planejando nossos produtos com base no que cada cliente está procurando”, afirmou Sandra Chen, diretora sênior da divisão de notebooks da Samsung no Brasil.

Participe do nosso GRUPO CANALTECH DE DESCONTOS do Whatsapp e do Facebook e garanta sempre o menor preço em suas compras de produtos de tecnologia.

O segundo lugar do ranking ficou com a Maçã, mas a terceira colocada, a Dell, ainda é a preferida entre os homens, liderando também a preferência das pessoas que moram na região Sul do Brasil. No estado de São Paulo, a preferência ainda é pela Apple.

Rosandra Silveira, diretora executiva para o consumidor final e pequenas empresas da Dell Brasil, revelou que a companhia procura ouvir e entender seus consumidores para traduzir suas necessidades em produtos e serviços. E o lançamento do serviço Premium Support faz parte dessa estratégia. “Trata-de de uma nova modalidade de suporte para computadores através da qual um sistema automatizado identifica e antecipa possíveis problemas com os equipamentos antes de qualquer manifestação do usuário”, explica a executiva.

Liderança também no mercado de smartphones

O setor mobile brasileiro tem visto suas vendas caírem mês a mês. Em comparação com 2014, o ano passado apresentou uma queda de 38% nas vendas de dispositivos móveis, mas a pesquisa mostrou que, apesar da crise, o consumidor brasileiro não tem priorizado a economia na hora de trocar de aparelho.

A pesquisa revelou que a liderança do mercado de dispositivos móveis no Brasil continua com a Samsung, seguida pela Apple e pela Motorola, repetindo a mesma ordem do ranking do ano passado. Loredana Sacrinella, diretora sênior de marketing da divisão de dispositivos móveis da Samsung Brasil, acredita que o forte engajamento da marca com os consumidores é fruto do investimento mundial e contínuo no desenvolvimento de produtos que atendam às expectativas dos usuários.

“Sob a filosofia de ‘inovação para todos’, nós sempre ouvimos e entendemos os anseios de nossos consumidores e certamente esse é um dos diferenciais que nos faz permanecer no topo do mercado de tecnologia, com lançamentos em linha com as ambições dos usuários", avalia a executiva.

Fonte: Marcas Mais (1) e (2)

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.