Samsung diz que não desativará mais Windows Updates em PCs

Por Redação | 29 de Junho de 2015 às 11h07

Depois do polêmico caso da Samsung desabilitando propositalmente as atualizações do Windows Update, a fabricante sul-coreana informou que irá parar de bloquear os upgrades automáticos em seus computadores e tablets. A empresa havia alegado que as atualizações foram desabilitadas por causa de problemas em drivers de algumas máquinas.

Diversos usuários de PCs da empresa reclamaram da atitude da empresa, considerando que suas máquinas ficariam desatualizadas e expostas a perigos, visto que não receberiam correções de vulnerabilidades da Microsoft. A Microsoft, inclusive, também fez críticas a decisão da empresa, acusando-a de impedir que seus clientes escolham como atualizar seu sistema operacional.

Um e-mail oficial distribuído por um porta-voz da Samsung diz que "dentro de alguns dias uma correção por meio do Samsung Software Update irá devolver aos computadores o ajuste que ativa o Windows Update automático nas máquinas".

Com este ajuste, a empresa asiática espera colocar fim no caso iniciado por um engenheiro especialista, Patrick Barker. O profissional, que também é um Microsoft MVP (Most Valuable Professional), descobriu um arquivo chamado de "Disable_Windowsupdate.exe" que faz parte de um bloatware típico instalado de fábrica em muitos computadores para auxiliar os usuários a manterem seus sistemas atualizados. Não importa o que os usuários dos computadores façam, segundo Barker, o arquivo desabilita o Windows Update automaticamente.

A Samsung utiliza um software próprio para fornecer atualizações aos seus clientes e é justamente esse software que estava ajustando o Windows Update para que ele só pudesse ser atualizado manualmente. Com o caso exposto, a Microsoft em cena e emitiu um comunicado contrário a decisão. "Não recomendamos desabilitar ou modificar o Windows Update de qualquer forma que possa expor o consumidor a riscos de segurança", afirmou a empresa.

Vale ressaltar que a Microsoft é extremamente exigente com respeito ao Windows Update, visto que a ferramenta é utilizada para corrigir falhas de segurança e disponibilizar novas funcionalidades para o sistema. Com a chegada do Windows 10, o Windows Update será peça central no lançamento do SO, que deverá acontecer no dia 29 de julho.

Por meio do Windows Update, os usuários que utilizam Windows 7 e Windows 8.1 irão receber o novo sistema operacional. Os que tiverem o Windows 10 Home instalado não irão poder escolher o que atualizar ou não atualizar. Todos os updates lançados pela Microsoft serão baixados automaticamente e instalados pelo sistema sem atrasos. Com isso, o Windows Update será mais importante do que nunca para manter o sistema atualizado e livre de erros.

Via PC World

Fonte: http://computerworld.com.br/samsung-vai-parar-de-bloquear-atualizacoes-automaticas-do-windows-em-pcshttp://www.pcworld.com/article/2941552/samsung-will-stop-blocking-microsoft-software-updates-within-a-few-days.html#tk.rss_all

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.