Samsung cria bateria flexível para dispositivos vestíveis

Por Redação | 26.10.2015 às 17:46

O crescente interesse do público por dispositivos vestíveis tem levado empresas do setor da tecnologia a buscarem novas maneiras de fabricar baterias e acomodá-las em aparelhos como relógios e pulseiras inteligentes. Na vanguarda dessa caçada está a Samsung, que anunciou nesta segunda-feira (26) um tipo de bateria que promete revolucionar o setor.

A nova bateria foi anunciada ao lado de outros componentes do tipo no InterBattery 2015, evento que ocorre nesta semana na capital da Coreia do Sul. Segundo a companhia, tudo foi pensado para otimizar a utilização de dispositivos vestíveis, conferindo a eles maior autonomia — o que é um feito e tanto se levarmos em consideração o tamanho diminuto desses gadgets.

Batizada de "Stripe", a bateria tem apenas 0,3 mm de espessura e emprega uma maior densidade de células de energia que garante até 50% mais tempo de autonomia em relação às baterias para wearables que atualmente estão no mercado. Essas duas características contribuem para o que talvez seja o ponto alto da Stripe: ela é capaz de se curvar e assumir várias formas. É o tipo de coisa que faz total sentido para smartwatches e pulseiras inteligentes, que se dobram no pulso dos usuários.

Com o emprego desse tipo de bateria, o componente poderia ser distribuído por toda a extensão do produto, não ficando restrito apenas ao corpo dele. Além disso, a criação da Stripe pode impulsionar a criação de outros produtos para essa categoria de gadgets que até agora não foram pensados por inviabilidade técnica. É o caso, por exemplo, de colares, elásticos de cabelo e outros acessórios de vestuário inteligentes.

Embora o anúncio empolgue, vale atentar para o fato de que tudo ainda não passa de protótipo. Portanto, ainda deve levar algum tempo até que a Samsung efetivamente comece a comercializar essas baterias.

Fonte: Hot Hardware