Samsung continua vendendo mais smartphones do que a Apple

Por Redação | 22.07.2015 às 08:56

A Samsung continua liderando o mercado global de vendas de smartphones, segundo pesquisa divulgada nesta segunda-feira (20) pela consultoria Trendforce. Quase 27% dos smartphones distribuídos mundialmente no segundo trimestre deste ano são da fabricante sul-coreana.

Isso significa que a companhia comercializou mais de 45 milhões dos 304 milhões gadgets vendidos durante um período de três meses. Em comparação com o primeiro trimestre de 2015, não houve crescimento significativo, mas a empresa conseguiu se manter estável.

Por outro lado, a Apple registrou uma queda de 16,4% durante o segundo trimestre de 2015, o que representa um declínio de quatro pontos percentuais em relação ao primeiro trimestre deste ano. Contudo, o levantamento da TrendForce aponta que a empresa liderada por Tim Cook pode crescer 15% em número de vendas quando os novos modelos de iPhone chegarem às lojas. Ao que tudo indica, o lançamento oficial dos novos aparelhos está previsto para setembro.

Enquanto a companhia norte-americana se prepara para lançar os sucessores do iPhone 6 e iPhone 6 Plus, a Samsung deve trazer o aguardado phablet Galaxy Note 5, que deve ser anunciado em meados de agosto, juntamente com o Galaxy S6 Edge Plus, uma versão maior e melhor do Galaxy S6 Edge.

Fora a briga acirrada entre Samsung e Apple, quem também merece destaque é a Huawei. A empresa domina o mercado chinês com 18,3% de vendas no país e vem sendo perseguida por outras duas grandes companhias: a Xiaomi, que abocanhou 14,3% do mercado; e a Lenovo, cujo percentual é de 12,7%.

Estima-se que o mercado de smartphones avance 8,2% em 2015, uma porcentagem bastante inferior ao ano de 2014, quando foi registrado um crescimento de 26,5%. É válido salientar que o enfraquecimento da economia global pode acabar limitando a comercialização de novos aparelhos.

Via: TechRadar