Samsung apresenta pente com 128 GB de memória RAM

Por Redação | 27 de Novembro de 2015 às 09h06

Uma nova tecnologia de fabricação permitiu que a Samsung exibisse nesta semana o primeiro pente de memória RAM com 128 GB de capacidade. O componente, que a empresa afirmou ter a maior capacidade disponível no mercado, é fruto de um processo chamado “through silicone via”, que foi desenvolvido pela própria sul-coreana.

No método, os chips de memória são conectados por eletrodos passando por microfuros na superfície da peça, em vez da fiação que normalmente os conecta. Isso permitiu que a Samsung aproveitasse melhor o espaço disponível na placa e acomodasse mais chips em um espaço menor.

Para chegar ao total de 128 GB, a Samsung utilizou 144 deles organizados em 36 “grupos” com 4 GB cada um. Além de entregar uma maior capacidade, o novo método de fabricação também confere maior eficiência energética aos dispositivos, enquanto mantém uma velocidade de 1,4 megabits por segundo, que deve ser mais do que suficiente até mesmo para as aplicações mais pesadas do mercado.

Mas é melhor que você, caso seja um usuário final, não se empolgue muito. Segundo a Samsung, o produto, por enquanto, está sendo desenvolvido apenas para usuários corporativos e tem foco nos grandes servidores, que precisam de grande disponibilidade e performance na mesma medida em que devem ocupar os menores espaços possíveis. A ideia, daqui em diante, é colocar ainda mais capacidade nos chips, de forma que eles mantenham o tamanho atual ou até mesmo sejam reduzidos.

Por enquanto, porém, ainda não existe data de lançamento ou preço previstos para o componente. Dá para esperar, claro, um valor salgado e também evoluções dessa tecnologia que permitam um barateamento e a possibilidade de nós, reles mortais, também colocarmos as mãos nessa peça.

Fonte: Gizmodo

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.