Samsung anuncia memória RAM LPDDR4 de 8 GB para dispositivos móveis

Por Redação | 20 de Outubro de 2016 às 08h14

A Samsung sempre está na vanguarda quando o assunto é módulos de memória RAM para dispositivos móveis. Há quase dois anos, a empresa foi a primeira a anunciar um módulo LPDDR4 de 4 GB; feito repetido nesta quarta-feira (19), quando ela revelou o primeiro módulo LPDDR4 DRAM de 8 GB voltado para smartphones topo de linha, tablets e notebooks.

Mas, final de contas, o que isso significa? Grosso modo, significa que começaremos a ver cada vez mais smartphones com 8 GB de memória RAM surgindo por aí. Embora já existam alguns aparelhos com esse tanto de memória, eles ainda não são tão populares por terem de empregar pelo menos dois módulos, o que aumenta os custos e torna o preço final pouco atraente para o consumidor.

Agora, entrando em detalhes. O novo módulo anunciado pela Samsung não só traz o dobro de memória RAM como também ocupa menos espaço e consome menos energia que o anterior de 4 GB. A manufatura utiliza a litografia de 10 nm, ao invés de 20 nm, e empilha quatro chips de 2 GB para operar a até 4.266 Mbps em arquiteturas de 64-bit - o dobro de velocidade máxima que tínhamos até agora. Ao todo, o chip mede ridículos 15 mm x 15 mm x 1 mm, o que faz dele o candidato ideal para equipar a nova onda de smartphones ultrafinos que está surgindo no mercado.

Com o novo módulo, a expectativa da Samsung é que os próximos dispositivos topo de linha sejam capazes de oferecer uma melhor experiência aos usuários que buscam principalmente reproduzir vídeos em 4K em telas grandes. "Continuaremos a oferecer soluções avançadas de memória e todos os benefícios para escalonar a necessidade de dispositivos com sistemas duplos de câmera, vídeos em Ultra HD e recursos de realidade virtual", disse Joo Sun Choi, vice-presidente executivo da divisão de vendas de memória e marketing da Samsung.

A sul-coreana não informou quando o módulo estará disponível para outras fabricantes, tampouco falou se o novo módulo de memória será empregado no Galaxy S8.

Via Samsung

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.