Samsung anuncia novidades para os notebooks da linha 9

Por Redação | 22.12.2016 às 09:08

Como acontece todo ano, à medida que a CES vai se aproximando, as empresas vão anunciando algumas novidades como uma forma de preparar o terreno para o show que é a feira de eletrônicos. E não foi diferente com a Samsung, que anunciou nesta semana novidades para os notebooks da linha 9.

Considerados os laptops premium da empresa, eles receberam um baita tapa no visual, ficaram mais finos e leves, e passaram por ajustes nas configurações e autonomia da bateria. O modelo de 13,3 polegadas, por exemplo, agora pesa míseros 815 gramas e, segundo a sul-coreana, é o notebook mais leve do mercado. O de 15,6 polegadas também fez dieta e agora pesa apenas 985 gramas.

Tais reduções, entretanto, têm um preço e normalmente isso significa que alguns componentes e especificações foram sacrificados. Neste caso, quem mais sofreu foi a bateria, que ficou menor e teve sua autonomia reduzida de maneira considerável. Para compensar, agora os Notebook 9 contam com suporte à tecnologia de carregamento rápido capaz de recarregar 100% da bateria em apenas 80 minutos ou fornecer 2,1 horas longe da tomada com apenas 20 minutos de carga.

Finos e leves, os dois novos modelos da linha 9 contam com processadores de sétima geração da Intel e até 16 GB de RAM. Revés é a autonomia da bateria, que só dura sete horas (Divulgação: Samsung)

Em relação às especificações técnicas, ambos os modelos contam com tela Full HD e vêm em opções com Core i5 e i7 de sétima geração (Kaby Lake). Embora não tenha revelado as alternativas, a Samsung afirma que os interessados também poderão optar por até 256 GB de armazenamento SSD e entre 8 GB ou 16 GB de RAM.

Além disso, a fabricante garantiu que construção e acabamento dos novos modelos são bastante resistentes e duráveis. Ambos virão com portas USB Tipo-C e USB 3.0 convencional, leitor para cartões de memória microSD, leitor de impressões digitais e teclado retroiluminado para quem curte trabalhar no escuro.

São especificações que chamam bastante atenção, principalmente de quem procura um equipamento leve e fácil de carregar, mas que não abre mão de uma tela razoável. O único "porém" mesmo fica por conta da bateria, cuja duração é de apenas sete horas, ficando bem atrás das 12 horas de autonomia oferecidas pelos últimos Notebook 9.

Disponibilidade e preços não foram revelados pela Samsung, que deve mostrar os modelos e fornecer detalhes adicionais durante a CES 2017. A feira de eletrônicos acontece em Las Vegas de 5 a 8 de janeiro e a gente vai estar lá conferindo tudo de perto.

Fonte: Samsung