Samsung adia planos de lançar GPU móvel própria após novo acordo com a ARM

Por Redação | 17 de Junho de 2015 às 11h50

No ano passado, rumores de que a Samsung estaria desenvolvendo sua própria GPU circularam pela web, mas até agora a empresa não fez o esperado anúncio. A confirmação da notícia iria libertar a sul-coreana de ter que licenciar GPUs móveis de outras empresas para seus dispositivos, como acontece atualmente com a linha Mali, desenvolvida pela ARM. Porém, a realidade é que há algumas semanas a Samsung assinou um contrato de longo prazo com a ARM para continuar usando as GPUs da companhia.

De acordo com site SamMobile, o contrato tem validade de cinco anos e dá direito à Samsung acessar todos os semicondutores da linha Mali, incluindo os high-end Mali-T860 e T880. O processador Exynos 7420, utilizado no Galaxy S6 e Galaxy S6 Edge, usa o Mali-T760 MP8, GPU que possui forte impacto no desempenho dos aparelhos.

Enquanto a ARM comemora o contrato, rumores que circulam por veículos sul-coreanos dizem que os planos da Samsung para desenvolver a sua própria GPU móvel foram adiados pelos próximos cinco anos. Eles também apontam que a empresa sul-coreana teria investido um montante significativo de dinheiro no negócio de licenciamento de longo prazo.

A empresa pode ter optado pela manutenção do acordo com a ARM devido ao bom desempenho das GPUs, mas fato é que a Samsung ainda não confirmou oficialmente se adiou ou não o lançamento da sua primeira GPU móvel.

Via SamMobile

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.