Salesforce lança ferramenta de reconhecimento de imagem

Por Stephanie Kohn | 08 de Agosto de 2017 às 20h56
photo_camera Reprodução

A Salesforce apresentou nesta terça-feira (8) sua nova ferramenta voltada para redes sociais e profissionais de marketing digital. O Einstein Vision for Social Studio permite o reconhecimento de imagens por meio de Inteligência Artificial ao ser combinado com outra solução da companhia de mídias sociais, a Salesforce Marketing Cloud.

De acordo com o post no blog da empresa, publicado por Robert Begg, vice-presidente de produtos para Marketing, Mídia Social e Publicidade, com a novidade, pessoas que trabalham com marketing digital podem automatizar a descoberta e identificação de imagens e responder de forma apropriada. “Ao interpretar e entender as imagens que os consumidores postam, profissionais de marketing estarão prontos para abordar o cliente mesmo quando não se tiver mencionado o nome de uma marca, produto ou serviço”, escreveu.

A ferramenta consegue analisar milhares de imagens e textos relacionados à imagem para compreender o contexto do post e, então, identificar uma oportunidade de negócio. O Einstein Vision for Social Studio possui quatro bibliotecas de imagem, incluindo dois milhões de logotipos, 60 cenários, 200 tipos de alimentos e 1 mil objetos. “Atualmente disponível para o Twitter, empresas podem usar o Einstein Vision for Social Studio para obter insights sobre consumidores, rastrear marcas e atendimento via rede social”, informou o VP.

Begg ainda explica que a solução permite desenvolvedores usarem duas APIs para construir aplicativos com AI e trazer o reconhecimento de imagem para o CRM. O primeiro API, Einstein Image Classification, viabiliza o reconhecimento de imagem ao incluir busca visual, detecção de marca e classificação de produto. A segunda API, Einstein Object Detection, reconhece produtos dentro de imagens e detecta tipos e quantidades de objetos.

Por enquanro, a ferramenta somente está disponível para o Twitter e, segundo o executivo, tem três aplicações básicas: 

- Insights sobre consumidores

Se uma rede de restaurantes considera adicionar um novo prato no cardápio, ela pode usar o Einstein Vision for Social Studio para aprender sobre as tendências em gastronomia que os influenciadores compartilham a partir de imagens no Twitter.


- Rastreamento de marca

Se uma companhia patrocina um evento de esportes, a solução pode detectar quando e como o logo da empresa em um evento está aparecendo em uma imagem mostrada no Twitter. Profissionais de marketing podem mensurar com mais precisão o impacto causado em uma marca como resultado de patrocinar um evento.


- Atendimento ao cliente via rede social

Se uma empresa automobilística faz um recall por causa de um defeito no porta-luvas, a ferramenta pode identificar casos a partir de imagens no Twitter. 

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.