Salesforce anuncia App Cloud, sua plataforma integrada de desenvolvimento mobile

Por Redação | 21.09.2015 às 13:44

Na última semana, a Salesforce anunciou o lançamento do App Cloud, sua plataforma unificada para a entrega rápida de aplicativos, considerado pela empresa a evolução do Salesforce1 Platform.

A novidade integra diversos serviços da companhia, incluindo Force, Heroku Enterprise e Lightning. O Lightning é um novo serviço de plataforma orientado por metadados que é altamente personalizável, permitindo que qualquer pessoa possa construir experiências de aplicativos modernos e conectados que capacitam as pessoas a trabalharem mais rápido e mais inteligentemente, e da maneira que quiserem.

Outro serviço integrado ao App Cloud que merece destaque é o Trailhead, um novo ambiente interativo de aprendizagem que orienta todos os criadores de aplicativos da Salesforce – desde os desenvolvedores e administradores de negócios até usuários finais, profissionais de marketing e analistas de dados – por meio dos blocos de construção básicos de serviços do App Cloud.

O App Cloud também fornece novos dados, identidade e serviços em rede compartilhados que tornam mais fácil para os clientes construir aplicativos conectados com base na plataforma da Salesforce. Ele também capacita CIOs com uma flexibilidade e controle ainda maiores para construir, dimensionar e gerenciar seus apps.

A ideia da companhia é diluir as linhas entre aplicativos para engajamento do consumidor, dispositivos conectados e de gestão empresarial, evitando plataformas de desenvolvimento isoladas que impedem a criação de apps que abrangem diferentes arquiteturas técnicas e que abordem vários casos de uso.

O App Cloud inclui um ecossistema de 2,3 milhões de desenvolvedores, que construíram 5,5 milhões de apps, e o AppExchange, o maior mercado de apps corporativos do mundo, que conta com mais de 2.800 aplicativos ISV e 40 Lightning Components. A novidade foi projetada para impulsionar a estratégia de desenvolvimento mobile da Salesforce, uma vez que a criação de aplicativos móveis é uma área quente do investimento empresarial.

Todos os serviços citados estarão disponíveis num calendário rotativo, com alguns deles disponíveis em outubro, como o Trailhead, e outros apenas no primeiro trimestre de 2016, como o Heroku Private Spaces, Regions, e Identity. Os preços para os novos serviços serão anunciados quando as soluções estiverem disponíveis.