Rovio, desenvolvedora do Angry Birds, anuncia novo CEO

Por Redação | 09 de Dezembro de 2015 às 12h15
photo_camera Rovio

A Rovio, fabricante do Angry Birds, um dos jogos móveis de maior sucesso da história, afirmou nesta quarta-feira (09) que o presidente-executivo Pekka Rantala deixará a cadeira depois de ficar no cargo apenas um ano. A mudança faz parte de um processo de reestruturação da empresa finlandesa e inclui cortes de empregos e outras medidas profundas.

A empresa demitiu 213 funcionários depois que obteve informações sobre uma previsão de queda nos lucros para este ano. Com este cenário em mente, Kati Levoranta assumirá o cargo de CEO da Rovio, segundo anunciado pela própria empresa. Ela deverá tomar posse no início de 2016 e buscará dar mais independência para duas das principais unidades da companhia, jogos e mídia. O departamento de mídia será liderado por Mikael Hed, ex-CEO da Rovio. Enquanto isso, Wilhelm Taht, atual diretor de produtos externos, irá assumir o comando da unidade de jogos.

"Estamos habituados a ter um modelo corporativo com decisões centralizadas, mas que resultou em reações demasiadamente lentas em mercados muito competitivos", disse à Reuters o sócio majoritário da Rovio, Kaj Hed. Ele também afirmou que uma oferta pública da empresa não está na agenda da Rovio, mas acrescentou que o mercado europeu ainda precisa consolidar o mercado de jogos e a finlandesa poderia desempenhar um papel importante neste processo.

Lançado em 2009, Angry Birds é o aplicativo móvel mais baixado de todos os tempos e a Rovio tem monetizado sua marca através do licenciamento de uma série de produtos de consumo. No entanto, essa forma de capitalizar recursos tem abrandado nos últimos meses e agora a empresa está depositando suas esperanças no filme Angry Birds 3D, com lançamento previsto para maio de 2016. Com isso, a empresa acredita que novos acordos de licenciamento irão surgir.

Via VentureBeat

Fonte: http://venturebeat.com/2015/12/09/angry-birds-maker-rovio-announces-new-ceo-as-company-awaits-release-of-feature-movie-in-2016/