Romero Britto diz ter sido plagiado pela Apple e agora a está processando

Por Redação | 14 de Abril de 2015 às 10h29

Na virada do ano 2014 para 2015, a Apple lançou a campanha publicitária "Crie algo novo" ("Start something new") e algumas pessoas observaram que uma das artes destacadas era do artista brasileiro Romero Britto. Contudo, ao acessar o site da campanha era possível ver que se tratava apenas de uma arte meramente parecida com os trabalhos do artista brasileiro. Ou seja, a Apple não estaria infringindo direitos artísticos de Britto ao elaborar uma obra baseada na original.

A arte, no fim das contas, era creditada a Craig & Karl, uma empresa fundada por Craig Redman e Karl Maier, cuja sede fica em Miami, nos Estados Unidos. Mesmo assim, a coisa azedou para as duas empresas e agora ambas estão sendo processadas pela empresa de Romero Britto, a Britto Central Inc. por uso indevido das suas criações em materiais publicitários.

Vale a pena lembrar que a arte que vemos no site da Apple também foi exposta em diversas lojas da empresa ao redor do mundo.

Site da Apple

Romero Britto é considerado um dos artistas brasileiros de maior sucesso nos Estados Unidos. O pintor, escultor e serígrafo brasileiro já pintou quadros para personalidades como Michael Jackson, Madonna e Arnold Schwarzenegger. Também já produziu telas para nomes como Dilma Rousseff, Bill Clinton e o casal real príncipe William e Kate Middleton.

Segundo informações da Associated Press, a empresa do brasileiro está processando a Apple não só por infração de copyright, mas também por concorrência desleal. Você pode ver a documentação do processo neste link.

Abaio você pode ver algumas das semelhanças que levaram Britto a processar a Apple:

Romero Britto

Via MacRumors

Fonte: http://www.macrumors.com/2015/04/13/start-something-new-art-lawsuit/

Siga o Canaltech no Twitter!

Não perca nenhuma novidade do mundo da tecnologia.