Publicidade

Regulações diferentes podem complicar vida de quem negocia Bitcoins nos EUA

Por| 11 de Julho de 2017 às 08h13

Link copiado!

Regulações diferentes podem complicar vida de quem negocia Bitcoins nos EUA
Regulações diferentes podem complicar vida de quem negocia Bitcoins nos EUA

No final da última semana, a Comissão de Negociação de Commodities e Futuros do governo dos EUA (CFTC, na sigla em inglês) deu a mais uma companhia a autorização para negociação de Bitcoins no país. Foi a vez da LedgerX, uma plataforma voltada para investidores e empresas, entrar oficialmente nesta dança, abrindo as portas para que mais empresas passem a integrar esse mercado de forma regulada no futuro.

A notícia, por si só, parece indicar que o governo norte-americano está avançando a passos largos em direção a uma regulamentação das moedas virtuais. De um lado, temos a já citada CTFC autorizando, até o momento, duas empresas para lidarem com as Bitcoins, que são vistas por ela como commodities, e não um tipo específico de moeda. Por outro lado, entretanto, especialistas já comentam que o caminho para um funcionamento padrão para todo o mercado está longe de ser atingido.

Isso se deve ao fato de a regulação da CFTC não necessariamente se aplicar de forma federal. A organização adotou o caminho mais fácil, chamando as moedas virtuais de commodities para que elas pudessem se adequar melhor às suas normatizações. Todavia, seu alcance é apenas derivativo, com outros órgãos ainda estudando de que forma vão regular e manter controle sobre o movimento dessa nova categoria financeira.

E é aí que a coisa começa a complicar, com as Bitcoins e outras criptomoedas recebendo tratamento diferente de acordo com o estado. Enquanto isso, os reguladores federais continuam em fase de estudo, evitando tecer comentários ou fazer análises mais profundas que indiquem o caminho pelo qual seguirão. Sendo assim, por mais que a autorização recebida pela LedgerX seja um passo adiante, ainda restam mais dúvidas do que soluções quanto ao caráter legal desse mercado.

Continua após a publicidade

A situação começa a se tornar uma preocupação para investidores, que observam o bonde indo embora na medida em que o valor das Bitcoins cresce e outros players internacionais parecem à frente dos EUA em termos de regulação. Por mais que tenha várias discussões em andamento, e isso seja um fator positivo, a falta de consenso pode acabar sendo um tiro pela culatra para os Estados Unidos.

Há de se levar em conta, ainda, a ideia matriz das Bitcoins, que nasceram, justamente, como uma proposta financeira não regulada, livre da autoridade de bancos centrais e governos. A proliferação do dinheiro, além da visão de investidores sobre ele, claro, mudou esse caráter, mas os entusiastas ainda torcem o nariz quando o assunto é a interferência governamental no tema, algo que os reguladores também precisam levar em conta, pois isso pode ter reflexos na valorização e popularização da categoria.

No final das contas, restam mais perguntas do que respostas, e por mais que as autorizações emitidas pela CFTC tenham sido comemoradas pelos investidores, ainda há muito trabalho pela frente. Além da LedgerX, a TeraExchange também está autorizada a negociar Bitcoins como commodities nos Estados Unidos, e a organização já disse que mais autorizações devem ser liberadas em breve.

Fonte: Business Insider