Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Receita Federal libera lote de restituição residual do Imposto de Renda

Por| Editado por Claudio Yuge | 02 de Maio de 2022 às 19h20

Link copiado!

Reprodução/katemangostar/Freepik
Reprodução/katemangostar/Freepik

No período de declaração de Imposto de Renda, muitos habitantes do Brasil aproveitam a oportunidade para também regularizar sua situação com a Receita Federal quanto a anos anteriores — e, nesse processo, também tem direito à chamada restituição residual. E em 2022, o período para a autoridade depositar os devidos valores já teve início.

Na última sexta-feira (29), a Receita Federal depositou para cerca de 210,5 mil contribuintes as restituições referentes a declarações regularizadas, totalizando cerca de R$ 180,55 milhões. Dessa quantia, R$ 72,37 milhões são referentes a contribuintes que contam com prioridade legal, como idosos acima de 80 anos, pessoas entre 60 e 79 anos, deficientes físicos ou mental, e usuários cuja maior fonte de renda seja o magistério. Confira a distribuição completa a seguir:

  • 3.188 idosos acima de 80 anos;
  • 25.119 pessoas com idade entre 60 e 79 anos;
  • 2.295 contribuintes com alguma deficiência física, mental ou moléstia grave;
  • 9.203 contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério.
Continua após a publicidade

As quantias foram depositadas nas contas bancárias descritas na declaração do Imposto de Renda dos contribuintes, mas se por algum motivo o crédito não tenha sido efetuado, o dinheiro pode ser resgatado em até 12 meses em agências do Banco do Brasil, com o reagendamento do resgate podendo ser realizado a partir da Central de Relacionamento BB ou pelo site Portal BB.

Agora, caso o resgate do valor da restituição não seja realizado no prazo de um ano, o contribuinte deverá fazer novo requerimento referente a quantia pelo Portal e-CAC, acessível pelo site oficial da Receita Federal.

Como saber se estou no lote de restituição residual do Imposto de Renda

Continua após a publicidade

Caso você tenha regularizado seu imposto de renda de exercícios anteriores e queira descobrir se está no atual lote de restituição, basta ir à página da Receita Federal na internet, clicar na opção “Meu Imposto de Renda” e depois em “Consultar a Restituição”.

Em relação ao Imposto de Renda 2022, lembramos que o prazo para entrega da declaração foi estendido até 31 de maio, com o documento podendo ser preenchido pelo programa oficial da Receita Federal.

Fonte: Agência Brasil