Quer impactar as pessoas ao teu redor? Corrija o errado de forma extraordinária

Publieditorial | 09 de Março de 2018 às 13h07

Por Felipe Moreno*

O mundo é cada vez mais competitivo. As barreiras para empreender estão caindo e novas startups surgem em todos os segmentos, obliterando empresas que não são eficientes e não possuem um bom serviço. Para conseguir sucesso hoje é necessário estar cada vez mais conectado com as pessoas e se tornar extraordinário em todos os sentidos!  

Por isso, quem não estiver com um serviço nota 10 será derrotado em um mercado cada vez mais feroz, seja uma empresa estabelecida ou uma startup que acaba de nascer em uma garagem. “Foi-se o tempo em que uma empresa poderia permanecer no mercado com um serviço mais ou menos”, afirma Maurício Benvenutti, sócio da StartSe e um dos responsáveis pela série Seja Extraordinário (para qual você pode se inscrever aqui).  

Antigamente, você tinha poucas opções e estava preso nelas. Pense nos ineficientes bancos de antigamente, que hoje “sofrem” para se atualizar e não serem derrotados por novos entrantes no setor, como Nubank e Banco Neon. “Você deve se lembrar dos negócios que existiam e dos quais você era refém, era escravo daquela empresa! Você falava ‘meu deus eu não consigo conviver com isso, mas não tenho opção!’“, diz.  

Hoje, muitas vezes basta o cliente não gostar e apagar o aplicativo da empresa da loja de aplicativo e vup! Desinstalado e esquecido. “Se hoje a empresa não consegue entregar algo de valor, você fala ‘tchau para ti, tenho outras 10 opções aqui para atender a minha necessidade‘“, destaca. É o que acontece, por exemplo, toda vez que a 99 passa por um problema e alimenta o crescimento do Uber (e vice-versa).  

Olhar para o cliente com frequência, cuidar dele nos mínimos detalhes e conseguir transformar as insatisfações em motivos de felicidade por parte deles, isso é extraordinário e faz a diferença! “Negócios bem sucedidos hoje, empresas bem sucedidas hoje e pessoas que desenvolvem carreiras bem sucedidas hoje são obstinados por corrigir o errado, fazer o errado se tornar o certo”, complementa.  

Por isso, empresas mais novas estão desenvolvendo áreas de atendimento e satisfação ao cliente cada vez mais empoderadas e maiores. O que está em jogo hoje é conseguir deliciar o cliente, fazer com que ele tenha a melhor experiência possível. “Empresas que conseguem desenvolver essa relação com o consumidor causam impacto. O consumidor fala ‘aquele joga no meu time, está do meu lado'”, afirma.  

Este o verdadeiro impacto, a verdadeira causa para o nascimento de empresas de sucesso, a capacidade de resolver problemas no mais curto tempo e melhor, fazendo o cliente se sentir bem. Além disso, geralmente a empresa que tem essa preocupação é a mesma que nasceu para prestar um serviço extraordinário em um mercado onde geralmente a qualidade geral era muito baixa. “Para causar impacto, tem que corrigir o errado. Toda empresa que eu vejo que nasceu e tem o propósito de corrigir o errado, estabelece uma conexão muito forte com as pessoas e causa impacto“, termina Benvenutti. 

*Felipe Moreno é editor-chefe do StartSe e fundador da startup Middi, era editor no InfoMoney antes

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