Protótipo de software do Google melhora resolução de imagens de baixa qualidade

Por Redação | 21.11.2016 às 14:50
photo_camera Divulgação

O Google revelou na última semana um protótipo de software chamado de RAISR - Rápida e Precisa Super-Resolução de Imagem, na tradução literal - que promete melhorar a resolução de imagens de baixa qualidade. O projeto vai funcionar mais ou menos como já se via em séries de TV, nas quais as imagens são ampliadas e ganhavam qualidade.

O RAISR funciona semelhante aos métodos atuais de upsampling - processo de transformar uma pequena imagem em um maior, inserindo novos pixels nela. A diferença é que o software vai dar mais "atenção" aos pontos da imagem chamados de "edge features" - ou seja, partes de uma imagem onde o gradiente de brilho ou a cor difere das partes próximas, e que normalmente indica a borda de um objeto.

O método de upsampling adaptado da Google significa que imagens ampliadas vão se tornar menos embaçada. As imagens abaixo mostram a utilização do RAISR (a de cima é a original e a de baixo com a resolução melhorada pelo software):

Vale lembrar que o Google não é a única empresa que está trabalhando nesta tecnologia. No início do ano, o Twitter comprou uma startup chamada Magic Pony, que faz o mesmo tipo de upsampling inteligente com vídeos, com o objetivo de expandir sua atuação no ramo da inteligência artificial.

Fonte: Adrenaline