Proposta para mudar nome de rua para Steve Jobs gera polêmica em Paris

Por Redação | 13 de Dezembro de 2016 às 14h42

Um grande campus de startups está para ser inaugurado no 13º arrondissement de Paris, e o subprefeito da região teve a ideia de renomear as ruas circundantes com nomes de personalidades do mundo da tecnologia para combinar com o novo empreendimento.

Como já era de se esperar, Steve Jobs entrou para a lista de figuras escolhidas para dar nome às ruas. No entanto, enquanto Jérôme Coumet, o responsável pela proposta, enxerga o cofundador da Apple como um pioneiro digital, seus opositores do partido comunista discordam.

Eles criticaram a escolha de Coumet sob a alegação de que Jobs era um sonegador de impostos que explorava a mão de obra de baixo custo oferecida na China para ampliar os lucros da sua empresa.

"Seu legado são as condições de trabalho em fábricas contratadas", escreve o grupo comunista em um comunicado. "Fornecedores da Apple na China são conhecidos por salários inadequados e por forçar horas extras. Mas o legado de Steve Jobs também está nas práticas maciças de impostos ilegais, como revelado há apenas três meses pela Comissão Europeia", completou o grupo de esquerda, citando o caso da Apple na Irlanda, que está tentando uma manobra para livrar a empresa da Maçã de pagar R$ 46 bi em impostos.

A contraproposta do partido é deixar Steve Jobs de lado e usar Ada Lovelace, conhecida como a "mãe da programação", para renomear a rua. Para eles, isso faria bem mais sentido ao lado das outras personalidades escolhidas: Alan Turing, Eugene Freyssinet e Grace Murray .

As ruas em questão ficam nos arredores do que será o maior campus de startups do mundo, um projeto financiado pelo empresário de telecom Xavier Neil e com inauguração prevista para abril de 2017. Discussões a parte, os nomes finais das ruas ainda precisam ser aprovados por um comitê de Paris.

Via Venture Beat

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.