Propaganda bem-humorada do Google Fotos tira onda com iPhones

Por Redação | 09.08.2016 às 10:59

A tecnologia tem avançado bastante nos últimos anos, principalmente em dispositivos portáteis, como smartphones e tablets. Atualmente, mesmo aqueles com especificações mais modestas são capazes de tirar fotos em alta resolução, o que resulta em mais espaço ocupado nos telefones. E quando você tem um com míseros 16 GB de memória interna sem a opção de expansão por cartão de memória, mais cedo ou mais tarde terá de lidar com os avisos de espaço insuficiente para armazenar mais arquivos. Foi pensando exatamente nessa situação que o Google resolveu fazer uma brincadeira em uma propaganda muito bem-humorada do Google Fotos.

No comercial, que está sendo veiculado em vários canais de TV e na internet, a empresa não deixa explícito que o alvo são os iPhones de 16 GB, mas a notificação exibida informando sobre o armazenamento cheio entrega tudo. A Apple é uma das poucas empresas a vender aparelhos com essa capacidade sem a opção de expansão, ao contrário dos modelos Android, que mesmo com opções de 8 GB geralmente permitem aumentar a memória interna via cartões microSD. De qualquer forma, mesmo quem ainda tem espaço sobrando para ostentar, o Google Fotos é uma solução bacana.

Armazenamento cheio

(Pela notificação de armazenamento cheio, não restam dúvidas que o alvo é o iPhone)

A propaganda fala basicamente do serviço Free Up Space que o Google lançou em novembro do ano passado. O funcionamento é bem simples: o aplicativo faz o backup das fotos tiradas para a nuvem do Google, verifica se o que ainda existe no dispositivo já foi copiado e apaga do telefone tudo que já está na nuvem. Tudo isso acontece automaticamente e soa como algo mágico, mas ao mesmo tempo também é um pouco assustador saber que ele está tomando conta de tudo sozinho.

É claro que o Google Fotos não é o único serviço que faz isso: existem outros serviços de armazenamento da nuvem que fazem o backup automático das fotos, inclusive a própria Apple disponibiliza o backup por meio do iCloud. Entretanto, nesse caso, as fotos originais permanecem no iPhone, continuando a ocupar o espaço de armazenamento, já que o iCloud não as deleta automaticamente do telefone. Esse tipo de função totalmente automatizada pode agradar aos mais relaxados, mas pode ser que aqueles que gostam de ter o total controle dos seus arquivos não curtam muito.

Mas existe outra diferença muito importante entre os dois sistemas: o Google Fotos oferece armazenamento praticamente ilimitado para fotos. Para isso, basta configurar o aplicativo para fazer o backup em uma resolução ligeiramente menor que a imagem original. O Goolge afirma que o algoritmo utilizado para compressão da foto não elimina em nada sua qualidade. O iCloud por outro lado, oferece um pacote gratuito cujo espaço de armazenamento rapidamente se esgota. Outro ponto positivo para o serviço de fotos do Google é que ele está disponível para as duas plataformas, Android e iOS, fazendo com que ninguém fique na mão na hora de registrar os seus momentos.

Via: Slashgear