Project Sonoma: Microsoft lança app de chat voltado para o mundo empresarial

Por Redação | 22.08.2016 às 17:39

Silenciosamente, a Microsoft lançou um novo aplicativo de produtividade chamado Project Sonoma na Google Play e na App Store. O app é voltado para aqueles funcionários que trabalham fora do ambiente tradicional, como garçons, empregadas domésticas e outros que dependem da constante mudança de agenda ou que precisam conversar constantemente com empregados fora do escritório.

A empresa não fez nenhum pronunciamento oficial sobre o lançamento do aplicativo e nem mesmo quando ele estaria disponível nas lojas. Ao invés disso, a Microsoft disse que o aplicativo se encontra em “Private Preview” e que existe uma lista de espera para as empresas que queiram testá-lo.

O Sonoma é muito parecido com outros aplicativos de mensagens com o foco no mercado corporativo. Mas o app da Microsoft parece ser mais voltado para o gerenciamento da agenda dos empregados do que para o trabalho colaborativo.

Interface Project Sonoma

(Interface do aplicativo com as abas My Shifts, Requests e Messages)

Na tela principal do aplicativo, existem três seções: My Shifs, Requests e Messages. A primeira seção permite ao trabalhador acompanhar sua agenda e ver quais são suas próximas atividades. Na aba Requests eles podem perguntar a outros usuários sobre sua agenda ou trocar de atividades com outros empregados. Já no Messages, o aplicativo exibe apenas uma interface simples onde os funcionários podem receber atualização dos gerentes, fazer perguntas e conversar com outros colegas de trabalho.

Aparentemente o Project Sonoma é o resultado de uma aquisição da Microsoft relacionada a um aplicativo lançado em Sydney e chamado de Shiftr, focado na administração da agenda de funcionários. O app tinha como base principal os restaurantes de fast-food e indústrias do varejo, mas não teve muita aceitação fora da Austrália, inclusive seu site já saiu do ar.

Projecto Sonoma

A página do aplicativo já está em português

A Microsoft foi contatada para dar maiores informações, mas até agora ela não se manifestou sobre o assunto. O aplicativo, que estava em modo de prévia na Google Play, já foi atualizado na versão para Android, mas a versão do iOS ainda permanece a mesma desde que apareceu na loja. Enquanto isso, existe um site – já em português – que oferece um pouco mais de informações sobre o app em questão, além de oferecer aos testadores a opção de logar no sistema e disponibilizar aos interessados entrar na lista de espera.

O aplicativo lançado vem reforçar o recente movimento das grandes empresas no aperfeiçoamento do gerenciamento de agendas, pois, com o rápido avanço e maior alcance da internet e da tecnologia, os compromissos agendados ultrapassam os tradicionais calendários.

Via: TechCrunch