Projeto de lente de contato inteligente do Google está avançando

Por Redação | 26 de Junho de 2015 às 13h43

O Google Glass tem enfrentado algumas adversidades e ainda não atingiu o seu ápice. Atualmente, o projeto dos óculos inteligentes do gigante da web está oficialmente fora do mercado por tempo indeterminado, porém a equipe do laboratório de pesquisas da companhia, o Google X, está trabalhando em uma lente de contato inteligente que é, simultaneamente, funcional e discreta.

A tal lente de contato vai analisar as lágrimas dos usuários para medir seus níveis de glicose, o que permitirá que diabéticos consigam uma leitura de açúcar no sangue sem precisar retirar uma amostra. Se você pensa que esse é um acessório extremamente futurista, saiba que ele pode estar mais perto do que você imagina.

Um novo pedido de patente revelou designs de embalagens para a lente de contato inteligente, sugerindo que o projeto está caminhando bem rápido. Em 2014, o Google informou que esperava que o produto estivesse disponível dentro de, pelo menos, cinco anos, mas a empresa já conseguiu o registro de 44 patentes relacionadas ao assunto – com mais 53 esperando aprovação.

Uma das patentes registradas recentemente pelo Google mostra que a tal lente de contato será feita de uma espécie de polímero dividido em pequenas camadas com alguns chips e sensores. E, mais do que simplesmente trazer indicações visuais sobre a condição do seu corpo, a lente inteligente deve ainda atuar para corrigir alguns problemas de visão, como astigmatismo. Outro ponto curioso presente na documentação da patente dá a entender que a tecnologia deve funcionar muito mais como algo voltado ao mercado médico e farmacêutico do que o tecnológico comercial que conhecemos.

Além disso, o Google esteve conversando com a FDA (Food and Drug Administration) – órgão governamental dos Estados Unidos responsável pelo controle dos alimentos, suplementos alimentares, medicamentos, cosméticos, equipamentos médicos, materiais biológicos e produtos derivados do sangue humano – sobre testar sua lente de contato inteligente. Isso não significa que no próximo trimestre veremos essas lentes no mercado, mas já representa um grande avanço no projeto do Google X e indica que a empresa realmente pretende torná-lo realidade.

Siga o Canaltech no Twitter!

Não perca nenhuma novidade do mundo da tecnologia.