Publicidade

Project Fi: vazam novos detalhes sobre a possível operadora móvel do Google

Por| 14 de Abril de 2015 às 11h25

Link copiado!

Project Fi: vazam novos detalhes sobre a possível operadora móvel do Google
Project Fi: vazam novos detalhes sobre a possível operadora móvel do Google
Tudo sobre Google

Há pouco mais de um mês, o Google confirmou os rumores de que tem planos de lançar sua própria operadora de telefonia celular. Agora, um novo vazamento revelou mais detalhes sobre o serviço que pode deixar os consumidores norte-americanos muito animados.

Conhecido pelo codinome "Project Fi", o projeto do Google para lançar sua própria operadora móvel com rede virtual (MVNO) inclui chamadas e SMS gratuitos dentro dos Estados Unidos e um formato de cobrança com base nos dados que os usuários realmente consumiram – uma espécie de plano de pagamento por gigabyte – e que ainda oferece reembolso dos créditos de dados não utilizados no final do mês.

Os possíveis detalhes sobre o Project Fi apareceram em um aplicativo chamado "Tycho.apk", que foi incluído em uma compilação não oficial para o Nexus 6. O Tycho é um app de gerenciamento de conta para o serviço e não é algo exatamente extraordinário, pois oferece as mesmas características que esperamos de aplicativos similares de outras operadoras de telefonia.

Continua após a publicidade

No entanto, parece que ele permite que os usuários tenham acesso a alguns recursos interessantes apenas por meio do aplicativo. Algumas características sugeridas pelo Tycho incluem suporte para várias linhas por conta, compartilhamento de dados e a capacidade de alternar facilmente números de telefone sem trocar de SIM Card – presumivelmente será preciso usar um Google SIM Card para isso.

Confirmando rumores anteriores, as duas companhias listadas no app são a Sprint e a T-Mobile. Embora não tenha ficado claro qual será o papel específico das operadoras no Project Fi, já ouvimos dizer que as duas devem fornecer dados móveis para a MVNO do Google e os telefones dos usuários mudariam automaticamente para a rede que oferecesse o melhor serviço.

No final das contas, tudo se resume basicamente a uma coisa: custo do serviço. Se o Google entrar no mercado de telefonia móvel com um preço incrivelmente baixo, isso com certeza irá mexer com o mercado. Alguns rumores apontam que a gigante de Mountain View pode cobrar apenas US$ 2 por gigabyte no Project Fi.

A novidade deve ser apresentada oficialmente ao público na próxima conferência da empresa para desenvolvedores, a Google I/O, que acontece no dia 28 de maio em São Francisco, Califórnia (EUA).

Continua após a publicidade

Fonte: Android Police