Problemas nos servidores causou queda no Skype

Por Redação | 23.09.2015 às 15:30

Nesta segunda-feira (21), o Skype deixou muita gente na mão logo no início de mais uma semana de trabalho. E os motivos, agora, foram esclarecidos pela Microsoft, que culpou mudanças de configuração em seus servidores pela falha, afirmando que a questão acabou tomando um escopo maior do que esperado, resultado na interrupção do serviço.

Com isso, a maioria dos usuários do Skype acabou sendo desconectada ou impedida de iniciar o serviço, enquanto outros que estavam online no momento em que a falha aconteceu se viram isolados. O problema afetou não apenas essa capacidade, mas também o envio de arquivos ou a realização de chamadas de voz e vídeo. Os contatos apareciam offline e, em alguns casos, recebiam apenas as mensagens de texto.

Mais especificamente, as mudanças feitas pela Microsoft geraram um conflito dentro do servidor, que deixou de interpretar corretamente suas configurações para habilitar funcionalidades como o uso do VoIP, por exemplo. Tudo piorou quando o servidor ficou sobrecarregado devido ao volume de usuários tentando se conectar sucessivamente, o que acabou tornando as coisas ainda mais graves e uma solução muito mais demorada.

No final das contas, o Skype acabou ficando fora do ar por boa parte da manhã e da tarde, no horário brasileiro, com a falha sendo solucionada efetivamente apenas no início da noite. Por isso mesmo, a Microsoft pediu desculpas aos usuários da plataforma, dizendo ter trabalhado o mais rapidamente possível e que, mesmo assim, a velocidade não foi nem perto do suficiente.

Apenas os usuários do serviço Skype for Business não foram afetados pela falha, o que acaba sendo uma boa notícia para a empresa, pois aqui, estamos falando de membros pagantes da plataforma. A empresa não entrou em detalhes técnicos sobre por que, exatamente, eles acabaram não sendo atingidos.

Fonte: Skype