Primeiros celulares com Windows 10 têm detalhes vazados na internet

Por Redação | 05.05.2015 às 10:47
photo_camera Divulgação

A Microsoft está escondendo o jogo quando o assunto são os primeiros smartphones a chegarem ao mercado com o Windows 10, seu novo sistema operacional. O que, claro, não impediu que a rodinha dos rumores continuasse girando e, agora, trouxesse a público o que podem ser os dois primeiros aparelhos a chegarem ao mercado já rodando o novo sistema. Eles atendem pelos codinomes Cityman e Talkman.

Apesar de não terem suas especificações reveladas, ambos devem atender os segmentos de médio para baixo porte. O primeiro dispositivo deve ter tela de 5,7 polegadas e uma câmera traseira de 20 megapixels, enquanto o segundo contará com um sensor de mesma qualidade, mas será um pouco menor, com tela de 5,2 polegadas. As identificações, claro, são codinomes, com os aparelhos fazendo parte, provavelmente, da linha Lumia quando chegarem às lojas.

Como os primeiros celulares a rodarem a nova versão do sistema operacional da Microsoft, eles também devem atuar na linha de frente quando o assunto são os aplicativos universais, uma das grandes apostas da empresa para sua nova geração de telefones. De forma a incentivar os desenvolvedores a trabalharem com a plataforma, a gigante dos softwares quer garantir que os apps funcionem não apenas nos celulares, mas também nos tablets e computadores e vice-versa, já que a ideia é criar soluções completamente convergentes.

Além disso, outro foco é facilitar a transição dos desenvolvedores que já trabalham no mundo mobile. Para esse fim, a Microsoft lançou ferramentas dedicadas para conversão de aplicativos do Android e iOS para o Windows Phone, que fazem o grosso do trabalho automaticamente e permitem que os criadores foquem em funções exclusivas, mudanças de interface ou simples otimizações, facilitando muito o processo.

Os boatos sobre os novos aparelhos não incluem uma data de lançamento, mas essa informação, pelo menos, temos da boca da própria Microsoft, que já disse que os primeiros aparelhos da nova leva com Windows 10 devem chegar às lojas apenas depois do lançamento do sistema operacional, marcado para acontecer no começo do segundo semestre deste ano.

Fontes: Unleash the Phones, Business Insider