Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Primeira cirurgia transmitida em realidade virtual acontecerá nesta semana

Por| 12 de Abril de 2016 às 10h27

Link copiado!

Primeira cirurgia transmitida em realidade virtual acontecerá nesta semana
Primeira cirurgia transmitida em realidade virtual acontecerá nesta semana

A primeira operação do mundo com transmissão via realidade virtual acontecerá nesta semana, introduzindo uma nova maneira de educar estudantes de medicina de todo o mundo. Todo o procedimento será filmado através de duas câmeras 360º com múltiplas lentes, permitindo que os espectadores vejam todos os detalhes do local, além de darem zoom durante a cirurgia.

A operação será realizada pela equipe do Barts Health em parceria com a empresa de saúde Medical Realities e com o serviço de streaming Mativision. Todo o procedimento para a cirurgia será transmitido através do aplicativo Mativision, disponível para iOS e Android. Os estudantes e qualquer outra pessoa interessada podem assistir a transmissão. Um dos objetivos da ação é possibilitar a estudantes de países em desenvolvimento a oportunidade de terem mais conhecimento complexo a respeito dos procedimentos cirúrgicos.

O médico responsável pela operação será o Dr. Shafi Ahmed, defensor da adoção da realidade virtual na medicina. O paciente que aceitou participar do experimento não teve o nome revelado, mas tem 70 anos e sofre de câncer colorretal. Para Ahmed, que é cirurgião do Barts Health e cofundador do Medical Realities, "a realidade virtual e aumentada podem revolucionar a educação e a formação cirúrgica, particularmente em países em desenvolvimento que não têm recursos e instalações de grandes hospitais".

No futuro, tanto a Mativision como o Medical Realities pretendem acrescentar mais elementos interativos para que as transmissões de operações ganhem valor educativo. A primeira cirurgia transmitida via realidade virtual não é particularmente arriscada, no entanto a equipe médica e as empresas envolvidas estão cientes dos riscos e a transmissão terá um atraso de um minuto, para o caso de algo dar errado.

Continua após a publicidade

A cirurgia acontecerá nesta quinta-feira, 14 de abril, às 09h00 (horário de Brasília). Para acompanhá-la, você pode fazer o download do aplicativo Mativision ou então utilizar um Gear VR, pesquisando por "VRinOR" na Oculus Store.

Fonte: TechRadar