Presidente da Alphabet diz que inteligência artificial pode mudar o mundo

Por Redação | 13 de Janeiro de 2016 às 10h12
photo_camera Bloomberg
Tudo sobre

Alphabet

O ex-CEO do Google e atual presidente executivo da Alphabet, Eric Schmidt, tem grandes esperanças relacionadas a inteligência artificial. Enquanto outros nomes importantes da indústria tecnológica pregam cautela para o desenvolvimento dessa tecnologia, Schmidt alegou, durante uma conferência em Nova Iorque, que a inteligência artificial tem potencial para corrigir alguns dos problemas mais difíceis do mundo, incluindo o crescimento populacional e as alterações climáticas.

De acordo com o presidente executivo da Alphabet, as plataformas de autoaprendizagem podem ajudar os cientistas a analisarem grandes conjuntos de dados e compreenderem as relações entre causa e efeito. Para ele, o campo de inteligência artificial é tão importante que as empresas precisam começar a trabalhar em conjunto para criarem abordagens padronizadas, utilizando ferramentas similares.

"Cada avanço ocorreu porque pessoas padronizaram abordagens", disse Schmidt. "Estamos trabalhando muito duro para avançar nessas plataformas". O Google é uma das empresas do Vale do Silício que mais investe tempo e dinheiro para aprimorar a inteligência artificial. Se a empresa utilizar algoritmos de inteligência artificial mais aprimorados, isso pode significar milhões de dólares por ano em publicidade direcionada.

Participe do nosso GRUPO CANALTECH DE DESCONTOS do Whatsapp e do Facebook e garanta sempre o menor preço em suas compras de produtos de tecnologia.

O Google adquiriu a startup DeepMind, focada no desenvolvimento de soluções de IA, em 2014 por supostos 400 milhões de euros. Cerca de 150 pesquisadores da pequena empresa agora estão construindo sistemas de autoaprendizagem que serão utilizados em vários produtos de Mountain View. "Nossa ferramenta de aprendizagem profunda já foi implantada em muitos ambientes, especialmente no Google", disse o cofundador da DeepMind Mustafa Suleiman.

Microsoft, Apple, Facebook e Amazon também estão trabalhando para avançarem no campo de inteligência artificial. "O poder da tecnologia de inteligência artificial pode resolver problemas que afetam todo o planeta", disse Mike Schroepfer, diretor de tecnologia do Facebook.

Fonte: Business Insider

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.