Porto Seguro Conecta lança serviço de chamadas via wi-fi

Por Redação | 06 de Maio de 2016 às 21h10
photo_camera http://ipnews.com.br/minicom-e-ericsson-firmam-parceria-para

A Porto Seguro Conecta anunciou em abril o lançamento do serviço de chamadas pela rede wi-fi para seus clientes. Com o serviço comercial em operação, ela se torna a primeira operadora móvel virtual (MVNO) a oferecer Wi-Fi Calling da America Latina. Além de possibilitar a introdução futura de novos serviços como chamadas de vídeo, a solução ainda permitirá handover com a rede móvel tradicional assim que as chamadas em VoLTE estiverem disponíveis no Brasil.

O Wi-Fi Calling é oferecido por diversas operadoras móveis ao redor do mundo e permite aos usuários realizarem chamadas de voz utilizando uma rede sem fio no lugar da tradicional conexão telefônica e sem precisar de aplicativos de comunicação para isso. Uma das principais vantagens do serviço é oferecer melhor qualidade de ligações em ambientes fechados e com problemas de sinal de celular, como prédios muito altos ou garagens, por exemplo.

Segundo o estudo “Wi-Fi Calling encontra a sua voz”, produzido pelo ConsumerLab, da Ericsson, aponta que cinco em cada 10 usuários brasileiros de smartphone estão satisfeitos com a sua conectividade indoor, porém apenas dois de cada 10 estão satisfeitos com a qualidade, a cobertura e a estabilidade das chamadas de voz oferecidas.

O estudo, também realizado nos Estados Unidos, onde este serviço está disponível há mais tempo, mostrou que 50% dos usuários de ligações por wi-fi veem na extensão da cobertura de voz a característica mais atrativa desse serviço. Já 62% dos usuários americanos relataram melhora na qualidade das chamadas de voz após aderirem ao serviço e 70% afirmaram que agora são capazes de realizar chamadas de todos os cantos de casa. No Brasil, 2 em cada 5 entrevistados afirmaram conhecer como esse serviço funciona e 80% afirmaram achar o conceito atrativo.

André Gualda, especialista da área ConsumerLab na América Latina, diz: “Mesmo com a crescente demanda por acesso a redes sociais e streaming, as chamadas por voz ainda são uma forma importante de comunicação. Os consumidores esperam uma forma de comunicação ininterrupta, aprimorada e fácil de usar. Portanto, oferecer chamadas via wi-fi é um complemento interessante, que ajudará as operadoras a acompanhar o comportamento dos seus clientes, além de dar um passo importante rumo à próxima geração de telecomunicação móvel.”

Essa alternativa garante mais velocidade de resposta e maior qualidade de áudio, além de possibilitar que eles recebam e realizem ligações de lugares com pouca ou nenhuma cobertura móvel. “A qualidade das chamadas de voz é um fator importante para a satisfação e consequentemente para retenção de clientes das operadoras”, ressalta Gualda.

Siga o Canaltech no Twitter!

Não perca nenhuma novidade do mundo da tecnologia.