Plano do Google de acelerar a internet móvel será lançado em fevereiro

Por Redação | 11.12.2015 às 12:03

O plano do Google de acelerar a internet móvel, também conhecido como "Accelerated Mobile Pages Project" (AMP)," já tem data para ser lançado. A empresa afirmou que começará a direcionar páginas dos resultados de busca para páginas AMP a partir do final de fevereiro de 2016. Além disso, o Google disse que a rede social Pinterest já está testando páginas AMP em seus aplicativos móveis, enquanto Twitter e LinkedIn já manifestaram interesse de utilizar a tecnologia no início de 2016. Além disso, a gigante das buscas também disse que já conta com novos parceiros para o projeto, incluindo aplicativos de mensagens LINE, Viver e Tango.

O AMP foi anunciado pela primeira vez em outubro deste ano como um projeto ambicioso que visa tornar a internet mais acessível e rápida em dispositivos móveis. O problema atual da internet móvel é que os sites de notícias estão cheios de códigos estranhos, como anúncios, scripts de acompanhamento, fontes e outros elementos que atrapalham o carregamento.

Esse problema, inclusive, já foi abordado pelo Facebook com o lançamento do "Instant Articles", que carrega versões reduzidas de postagens diretamente no Feed de Notícias. A Apple também já deu um passo em direção à internet móvel mais rápida ao permitir que usuários do iOS realizem o bloqueio de anúncios e outros conteúdos dentro do Safari.

O AMP é uma iniciativa open source e é baseado em tecnologias web já existentes. A ideia é que websites carreguem mais rapidamente, mesmo quando contenham mídias, animações, vídeos do YouTube, entre outros. O Google já alinhou dezenas de parceiros para apoiar seus esforços, incluindo grandes nomes da indústria editorial como Wall Street Journal, New York Times, Huffington Post, BuzzFeed, BBC, Vox Mídia, entre outros.

Testes preliminares da nova tecnologia estão se mostrando bastante promissores em termos de experiência para o usuário final. O Pinterest, que está experimentando as primeiras páginas AMP em seus apps para iOS e Android, descobriu que tais páginas carregam quatro vezes mais rápido e utilizam oito vezes menos dados. O Google afirmou que irá anunciar novos parceiros do projeto nas próximas semanas.

Via TechCrunch

Fonte: http://techcrunch.com/2015/12/10/googles-plan-to-accelerate-the-mobile-web-will-go-live-in-february/?ncid=rss