Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Pirataria: EUA pressionam China para proibir TV Box

Por| Editado por Claudio Yuge | 15 de Setembro de 2022 às 22h30

Link copiado!

Getty
Getty

Os Estados Unidos estão pressionando a China para barrar a pirataria em parte da Ásia. Em Taiwan, por exemplo, o TV Box se tornou tão comum que até mesmo figuras importantes, como políticos e empresários, foram flagrados usando o dispositivo. Há mais de cinco anos, o Representante Comercial dos Estados Unidos (USTR na sigla em inglês), que trata do comércio externo norte-americano, disse que a situação da pirataria no país estava "desenfreada".

Em 2019, a Lei de Direitos Autorais do Taiwan sofreu alterações para criminalizar o fornecimento de aplicativos que permitem o público acessar aos conteúdos pirateados e a importar, ou fabricar, dispositivos do tipo. A medida foi elogiada pela USTR na época.

No entanto, dados da TorrentFreak demonstram que 30% da população taiwanesa adquiriu uma TV Box desde o ano de 2020. Dentre as marcas dos dispositivos, destaca-se o Ubox, considerado fácil e rápido de usar, o qual foi flagrado na casa de figuras importantes do país para assistir às Olimpíadas de 2021. O caso serviu como uma grande propaganda gratuita do produto que colocou em risco a aplicação da legislação contra a pirataria.

Continua após a publicidade

Alimentados por uma variação do Android, os dispositivos permitem o acesso a uma grande quantidade de filmes, séries e canais ao vivo sem cobrar nenhuma taxa. O governo norte-americano não ficou nada satisfeito em ver os países indo contra seus padrões de proteção de direitos autorais, principalmente a China.

Esta, por sua vez, não parece se incomodar desde que o crime não ocorra em território chinês. Em um documento enviado ao USTR, o grupo de Hollywood denuncia que grande parte dos serviços ilegais de IPTV são empacotados ou pré-instalados em dispositivos originários da China.

"Devido à adesão de alguns juízes-chave ao abaixo descrito 'princípio do servidor', os detentores de direitos foram deixados sem uma solução, ou na melhor das hipóteses, com uma solução incerta", diz o documento.

Continua após a publicidade

Atualmente a fabricante da Ubox está disponibilizando no mercado de Taiwan uma versão "pura" sem aplicativos, filmes e séries pré-instalados. No entanto, o aplicativo continua disponível para download e os IPTVs ao redor do mundo seguem com o acesso aos conteúdos pirateados.

Recentemente, a Hungria lançou uma tática para barrar a pirataria de serviços de TV a cabo, bloqueando o acesso por ataques de negação de serviço (DDoS, na sigla em inglês). A intenção é utilizar este meio "alternativo" para combater a prática pirata de maneira mais eficaz que as soluções tradicionais previstas por lei.

Fonte: TorrentFreak