Pesquisadores da IBM criam app que ajuda eleitores a decidir voto nas eleições

Por Redação | 09.05.2016 às 07:17

Você está se sentindo triste sobre as opções que terá nas próximas eleições? Não consegue decidir qual dos candidatos melhor representa seus interesses? Acha que está realmente perdido? A IBM pode ter a solução para os seus problemas.

O supercomputador Watson conta, desde este domingo (8), com o aplicativo Watson Elections para ajudar os eleitores norte-americanos a escolher o melhor candidato à presidência dos Estados Unidos baseados na opinião pessoal dos usuários. O anúncio do software foi feito no Disrupt Hackathon, evento promovido pelo portal TechCrunch, em Nova Iorque, nos Estados Unidos.

O resultado da ferramenta é baseado nos sentimentos do eleitor. Se ele estiver irritado ou enojado, o candidato mais indicado é Donald Trump. Triste? Talvez o seu voto seja de Bernie Sanders.

O Watson Elections utiliza um processo natural de linguagem baseado no que cada candidato disse para a imprensa para determinar o sentimento. A candidata Hilary Clinton parece estar no ponto mais baixo da escala de felicidade do computador, com uma linguagem bem neutra, por exemplo.

Dois pesquisadores da IBM, Nikos Anerousis e Jinho Hwang, são os responsáveis pela aplicação, que foi criada depois de terem virado uma noite trabalhando no projeto para o Hackaton do TechCrunch.

Alguns dos recursos que podem ser implementados futuramente no programa incluem uma função que diz se o candidato mente ou não. A aplicação ainda deve receber ajustes ao longo do tempo.

Fonte: TechCrunch