Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Pesquisadores criam modelo de IA capaz de utilizar linguagens de programação

Por| Editado por Claudio Yuge | 08 de Março de 2022 às 16h20

Link copiado!

Elements/martinholverda
Elements/martinholverda

O uso de inteligência artificial em tecnologias vem sendo cada vez mais explorados em diversos estudos, e um dos casos mais recentes foi feito na Universidade Carnegie Mellon, com um sistema que é capaz de escrever código da linguagem de programação C.

O modelo de IA criado pelos pesquisadores da universidade se chama PolyCoder, e foi treinado no uso de 12 populares linguagens de programação, como C, Go, Java, PHP, Ruby, Scala e TypeScript.

O destaque, porém, fica na linguagem C, em que o modelo conseguiu desenvolver de forma mais rápida e funcional programas do que outros exemplos de IA desse tipo, como a DeepMind, da Alphabet.

Nas outras 11 linguagens, o resultado não foi tão bom quanto outros modelos de IA que estão sendo estudados por corporações gigantescas. Os pesquisadores afirmam que isso aconteceu por conta da complexidade de suas sintaxes — exigindo capacidades que o PolyCoder, pelo menos por hora, ainda não tem acesso.

Continua após a publicidade

Expectativas para o futuro desse tipo de IA

Os pesquisadores do PolyCoder esperam que o modelo de IA seja o primeiro passo na democratização desse tipo de pesquisa relacionados a linguagens de programação — que atualmente conta com poucos exemplos fora do escopo de projetos patrocinadas por companhias como a Alphabet — a controladora do Google.

Eles também afirmam que com o desenvolvimento de modelos de IA capazes de criar código de programação, desenvolvedores poderão economizar tempo em seus trabalhos de criação de softwares e aplicações, podendo se dedicar mais aos testes necessários por esse tipo de trabalho.

Com isso, caso os testes do PolyCoder sigam sendo positivos e ele continue a avançar, a democratização citada para essas pesquisas poderá se aproximar mais.

Continua após a publicidade

Fonte: ZDNET