Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Pesquisadores criam adesivo inteligente para diabéticos

Por| 22 de Março de 2016 às 11h40

Link copiado!

Pesquisadores criam adesivo inteligente para diabéticos
Pesquisadores criam adesivo inteligente para diabéticos

O incômodo dos pacientes diabéticos em picar o dedo várias vezes ao dia para verificar os níveis de glicose no sangue pode, em breve, estar com os dias contados. Isso porque um grupo de pesquisadores do Instituto de Ciências Básicas em Seul, na Coreia do Sul, criou um adesivo com dupla função: monitorar os níveis de glicose no sangue, bem como liberar a medicação que reduz os altos níveis de açúcar no momento em que ocorrem.

A tecnologia utiliza grafeno, um material extremamente forte e flexível feito de átomos de carbono, muitas vezes usado ​​em dispositivos portáteis. Quando uma pessoa diabética coloca o adesivo sob a pele, o dispositivo capta seu suor e, então, sensores captam mudanças no PH e temperatura do suor que sinalizam um alto nível de glicose. Uma vez detectado, partículas que revestem o adesivo se dissolvem, expondo microagulhas que liberam metformina, substância que pode regular e reduzir os níveis de açúcar no sangue.

Por enquanto, os pesquisadores testaram o patch em ratos diabéticos, além de em dois homens adultos com a doença. Antes que possam testar o adesivo em mais pessoas, eles terão de melhorar a função de entrega da metformina a fim de injetar as doses exatas para humanos.

Fonte: Popular Science