Pesquisa: como o mercado de TI se prepara para lidar com sistemas inteligentes

Por Redação | 13 de Junho de 2016 às 11h13
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A Ipswitch, empresa de gestão de TI de baixo custo, divulgou os resultados de uma pesquisa global independente que verificou o comportamento e o preparo dos líderes de tecnologia da informação em relação às máquinas inteligentes e aos sistemas de negócios. O levantamento foi conduzido pela companhia de análises Freeform Dynamics.

De acordo com o estudo, os investimentos em sistemas inteligentes de negócio e de automação já estão em números consideráveis e devem crescer em todo o mundo. As principais áreas de adoção de aplicações citadas pelos entrevistados incluem sistemas digitais de engajamento de consumidores (55%), automação de processos e sistemas de workflow (52%) e automação de soluções de gerenciamento e monitoramento de riscos (50%).

Quanto a plataformas e serviços de Internet das Coisas (IoT), 45% dos entrevistados disseram que fazem uso desses sistemas, enquanto 34% afirmaram que já está nos planos implementar esse tipo de tecnologia. Outros 42% utilizam bots e apps autônomos, 45% usam mecanismos de computação cognitiva e sistemas capazes de analisar e decidir, e outros 40% utilizam tecnologia de processamento de eventos complexos (CEP, na sigla em inglês).

Apesar do ritmo de adoção, o relatório aponta que os tomadores de decisões de TI têm dificuldades em entender todos os riscos, desafios e ameaças implicados nos sistemas inteligentes de negócio. Questões de segurança (33%), custos (30%) e falta de conhecimento (24%) foram identificadas como motivos de preocupação e obstáculos para a adoção e uso das novas tecnologias. Para dar um exemplo, 20% dos entrevistados disseram que o maior "ruído" na rede tem dificultado a identificação de atividade maliciosa, com acesso automatizado às APIs (interfaces de aplicativos) levando a problemas nos sistemas e aplicações e criando exposições inesperadas da segurança.

Além disso, mais de 68% dos profissionais ouvidos pela Freeform Dynamics admitiram que suas atuais capacidades de gerenciamento de acesso e segurança de rede já são inadequadas ou precisam de ajustes para lidar com nova máquinas inteligentes, enquanto 72% deles revelaram que os recursos de análises e monitoramento de tráfego também precisam ser reforçados. Outros 72% dos entrevistados disseram que o mesmo vale para os seus sistemas e protocolos de gerenciamento de acesso e nível de segurança de documentos e arquivos.

Analisando o futuro, a pesquisa revelou que os profissionais de TI também estão preocupados em como avaliar o potencial impacto às atividades dos sistemas inteligentes - incluindo bots, agentes e "coisas" conectadas - sobre as redes e infraestruturas corporativas.

TI

"As organizações estão aproveitando o poder transformador dos sistemas inteligentes para ganhar vantagem competitiva. Mas os tomadores de decisões de TI reconhecem que, embora tragam valor para o negócio, essas tecnologias também expõem a organização a novos fatores de riscos internos e externos", disse Tony Lock, analista da Freeform Dynamics. "À medida que aumenta o ritmo de adoção, não haverá como fugir do impacto dos sistemas inteligentes nas companhias - quer as organizações invistam diretamente ou não nessas tecnologias", completou.

Sistemas inteligentes

O estudo também destaca que o impacto de sistemas inteligentes já está presente no ambiente corporativo, com profissionais de TI se preparando para desafios futuros. Entre os entrevistados, 25% esperam que robôs totalmente capazes de aprender sozinhos, de maneira autônoma, estejam funcionando de forma independente nas empresas em menos de três anos, mas apenas 32% temem que esses sistemas possam tomar seus empregos. Outros 20% disseram que a falta de análise humana ou de conhecimentos é um problema atual de muitas corporações.

Segundo Alessandro Porro, vice-presidente sênior de vendas da Ipswitch para Ásia e Pacífico e América Latina, os profissionais de TI devem ter cuidado ao abordar as máquinas inteligentes. "À medida em que ampliarem a confiança nos sistemas inteligentes, os gerentes de TI vão querer adotar aplicações cada vez mais complexas. Porém, eles precisam se certificar de que contam com as ferramentas certas para habilitar tais sistemas e para ajudar a equipe de TI a gerenciar, de maneira eficiente, o impacto da automação inteligente dentro e fora de seus ambientes", avaliou.

A pesquisa executada pela Freeform Dynamics ouviu 521 tomadores de decisão da área de TI nos Estados Unidos, Reino Unido, Alemanha, França, Austrália e Singapura. Os entrevistados foram buscados em empresas que têm entre 100 e 5 mil ou mais empregados e operam em mercados como finanças, manufatura, saúde, varejo, tecnologia, telecomunicações, educação e serviços públicos. O relatório completo pode ser baixado neste link.

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