Pelo quarto ano seguido, Apple é a marca mais valiosa do mundo
A Interbrand divulgou nesta quarta-feira (05) seu relatório anual Best Global Brands. Nele, a firma de consultoria lista a Apple como a marca mais valiosa do mundo, acompanhada de perto do Google e da Coca-Cola na segunda e terceira colocações, respectivamente.
Este é o quarto ano consecutivo que as duas empresas de tecnologia dominam as duas primeiras colocações do ranking. Ao todo, segundo a Interbrands, a Apple cresceu 5% em relação ao ano passado, passando a valer US$ 178,1 bilhões. O Google, por sua vez, demonstrou uma valorização de 11% em relação ao ano passado, saltando para US$ 133,2 bilhões. Das três primeiras colocadas, a Coca-Cola foi a única que viu seu valor cair: 7% menos no comparativo ano a ano, valendo US$ 73 bilhões.
O predomínio das companhias de tecnologia se estende ao Top 10 da lista. Ao todo, seis empresas de TI figuram entre as dez mais valiosas do mundo: além da Apple e Google, também aparecem na lista Microsoft (4º lugar), IBM (6º lugar), Samsung (7º lugar) e Amazon (8º lugar).
Entre as tech, a surpresa fica por conta da Samsung. Mesmo após os problemas apresentados pelo Galaxy Note7, que deveria ser o carro-chefe da companhia neste segundo semestre, ela conseguiu manter a sétima posição conquistada no ano passado, apresentando, inclusive, crescimento de 14 pontos percentuais e US$ 51,8 bilhões de valor de mercado.
Não se sabe, porém, se o impacto negativo do phablet nas finanças da fabricante sul-coreana já foi levado em consideração ou se esse efeito só será computado no relatório do ano que vem.
Confira a lista com as 10 melhores marcas de 2016:
- Apple: US$ 178,1 bilhões (+5%)
- Google: US$ 133,2 bilhões (+11%)
- Coca-Cola: US$ 73,1 bilhões (-7%)
- Microsoft: US$ 72,7 bilhões (+8%)
- Toyota: US$ 53,5 bilhões (+9%)
- IBM: US$ 52 bilhões (-19%)
- Samsung: US$ 51,8 bilhões (+14%)
- Amazon: US$ 50,3 bilhões (+33%)
- Mercedes-Benz: US$ 43,4 bilhões (+18%)
- GE: US$ 43,1 bilhões (+2%)
Para ver o ranking completo, basta clicar aqui.
Fonte: Interbrand
Gostou dessa matéria?
Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.