PayPal compra plataforma de comércio eletrônico baseado em apps

Por Redação | 19 de Agosto de 2015 às 12h56

Quase exatamente um mês depois de se separar do eBay, o PayPal começa a dar seus primeiros passos como uma companhia independente. A empresa está anunciando a aquisição da Modest, uma plataforma de comércio eletrônico voltada para expandir a experiência online de lojas e clientes, por meio de aplicativos próprios ou da integração de marketplaces a softwares de terceiros.

Os detalhes da negociação não foram revelados, mas a Modest passa a fazer parte da equipe Braintree, que já funciona com foco na integração entre o PayPal e lojas online independentes. Essa fusão inclui todo o time de desenvolvimento e também seus executivos, que passam a comandar um esforço cada vez maior da empresa de pagamentos rumo às plataformas móveis.

Modest

Fundada em 2012, a empresa tem como principal liderança Harper Reed, que anteriormente atuou como diretor de tecnologia na campanha para reeleição do presidente americano Barack Obama. Ele trabalha ao lado de Dylan Richard, parceiro antigo desde os tempos de Threadless, onde também foram responsáveis pelo estabelecimento do marketplace online para venda de camisetas e acessórios.

De acordo com Reed, o intuito sempre foi crescer em grande escala. Daí a ideia de se unir ao PayPal quando a oportunidade chegou, já que para os criadores da Modest, de nada adiantaria criar um bom produto se ele não pudesse estar à disposição de milhões de pessoas. O foco, então, é a expansão, não apenas nos Estados Unidos, mas em uma escala global, e a compra por uma das maiores plataformas de pagamento é o “cheat code” para isso, explicou.

As relações entre as empresas, por sinal, já são antigas. Reed é amigo próximo de Bill Ready, vice-presidente sênior do PayPal e, inclusive, teria mostrado a Modest a ele antes mesmo de seu lançamento. Rapidamente, surgiu uma noção de que ambas as companhias estavam trabalhando em conceitos bastante semelhantes e conectáveis, o que acabou facilitando o processo de aproximação, aquisição e fusão.

A principal especialidade da companhia é o que chamam de compras contextuais, algo semelhante ao que existe no Pinterest, onde os usuários podem adquirir os produtos que encontrarem na rede. A tecnologia da Modest é capaz de integrar botões de compra em redes sociais e outros aplicativos, garantindo que um potencial cliente possa garantir um daqueles produtos que tanto curtiu rapidamente, sem precisar seguir para sites ou realizar buscas em mecanismos de pesquisa.

Para os desenvolvedores que já trabalham com a plataforma, pouco deve mudar. Pelo menos, é isso que garantem os responsáveis por ela. Reed afirmou que sua experiência no mercado varejista online o fez enxergar que mudanças bruscas não são nada apreciadas e, sendo assim, a entrada com o PayPal vem apenas para somar, em vez de modificar as estruturas já existentes. Por isso, a ideia no momento é permitir que os parceiros cresçam tanto quando a própria companhia.

Apesar de fazerem parte da equipe Braintree, os funcionários da Modest continuarão a trabalhar a partir de seus escritórios em Chicago, nos Estados Unidos. Nenhuma demissão deve acontecer como fruto do movimento.

Fonte: PayPal, Venture Beat

Instagram do Canaltech

Acompanhe nossos bastidores e fique por dentro das novidades que estão por vir no CT.