PayPal anuncia serviço de envio de dinheiro por URL

Por Redação | 02.09.2015 às 09:14

A tensão de coletar dinheiro de toda a galera na hora de pagar a pizza tem dias contados. O PayPal está lançando uma ferramenta que permite o envio de dinheiro diretamente entre os usuários, facilitando o processo de pagamento entre eles e também a criação de vaquinhas ou outros tipos de contas conjuntas.

O PayPal.Me, como é chamado, tem suas bases na tecnologia móvel, mas pode ser utilizado também no PC. Por meio dele, o usuário pode criar um link personalizado – que pode conter o nome da pessoa ou da ocasião, como por exemplo, paypal.me/casamentodofulano – e enviá-los para os amigos, seja por mensagem de texto, e-mails ou redes sociais. Assim, é possível que amigos ou interessados realizem a transferência de valores diretamente para a conta do destinatário.

De acordo com a empresa, a ideia é aumentar ainda mais o rol de possibilidades de uso do PayPal, fazendo com que ele se torne mais do que uma ferramenta de pagamentos para lojas e o transformando em algo mais integrante no dia-a-dia das pessoas. Além dos exemplos já citados, freelancers podem utilizar o sistema para receber mais facilmente de seus empregadores, por exemplo, enquanto campanhas de financiamento coletivo também podem ser feitas por meio dele.

De acordo com pesquisas internas, adultos em países das Américas e Europa devem um total acumulado de US$ 51 bilhões para os amigos. São despesas pequenas, como partilhas de delivery ou partilhas para a realização de festas ou doações. E muita gente acaba nunca nem vendo a cor dessa grana, que de pouquinho em pouquinho acaba se transformando em uma bela dívida.

Por isso, acima de tudo, a ideia do PayPal é acabar com o inconveniente de “ficar correndo atrás” das pessoas que estão devendo dinheiro. O envio de um link, acredita a empresa, é uma forma mais elegante e, ao mesmo tempo, imediata para realizar essa cobrança, sem envolver a troca de valores pessoalmente.

A novidade já está disponível em diversos países nos quais o PayPal opera, como Estados Unidos, Reino Unido, Austrália, Alemanha, Rússia e Áustria, entre tantos outros. O Brasil, porém, ainda está de fora da lista inicial e não tem previsão para receber o serviço.

Fontes: PayPal.me (indisponível no Brasil), The Next Web