Patentes sugerem segunda geração da Apple Pencil compatível com trackpads

Por Redação | 27.07.2016 às 10:19

Uma série de patentes registradas pela Apple vieram a público nesta semana e revelam que a empresa pode estar preparando uma segunda geração da caneta digital desenvolvida para o iPad Pro, a Apple Pencil. De acordo com os papéis, o próximo lançamento do acessório ganharia uma série de novos recursos, como a detecção de movimentos sem a necessidade de uma superfície plana como apoio, além da compatibilidade com os trackpads presentes nos MacBooks.

O desenho que você vê logo abaixo descreve uma stylus com sensor inercial, isto é, que consegue detectar quando e como a caneta está sendo movimentada sem a necessidade de ter um apoio plano, como qualquer uma das canetas digitais exigem na atualidade. A caneta em questão funcionaria com os trackpads da própria Apple e, para fazer isso, usaria sinais eletromagnéticos emitidos em direção a superfícies sensíveis ao toque. Assim que detectados, os sinais seriam "traduzidos" em movimentos iguais aos feitos em uma superfície touchscreen, mas sem a necessidade de tocar o trackpad com a caneta.

Apple Pencil

(Foto: Reprodução/Patently Apple)

Como se já não bastasse, a patente vai além ao afirmar que a suposta nova Pencil usaria uma série de sensores, como acelerômetros, para calcular com precisão os movimentos feitos pelo usuário. Caso a nova caneta se torne real, seria possível desenhar um gesto bastante específico para uma determinada ação, como mudar a intensidade de um pincel em um software de ilustração, por exemplo.

Apple pencil

(Foto: Reprodução/Patently Apple)

Por se tratarem de papéis bastante especulativos, e que não detalham muito bem o funcionamento da suposta Pencil 2, não sabemos informar se eles falam de um produto que realmente está em desenvolvimento. É possível que estas, assim como várias outras patentes registradas pela própria Apple, sejam frutos de estudos com uma nova tecnologia, que pode ou não ser empregada em um produto final.

De qualquer forma, é interessante observar que a empresa tem buscado uma maneira de melhorar esse gadget em específico, que embora esteja em pé de igualdade com seus principais concorrentes, costuma ser mais caro que qualquer outra caneta digital do mercado. Atualmente, a Apple Pencil pode ser encontrada no Brasil por cerca de R$ 849, um valor até três vezes mais caro que o cobrado pela Wacom Creative Stylus 2, vendida aqui por cerca de R$ 259.

Fonte: Digital Trends