Patente da Apple traz solução para o “bendgate”

Por Redação | 12 de Maio de 2015 às 08h11

Apesar de não acontecer em todos os iPhones 6 Plus, o “bendgate” continua sendo uma pedra no sapato da Apple. A chegada do smartphone de tela gigante trouxe consigo também um problema inédito, com celulares entortando nos bolsos dos usuários. A solução para isso, porém, aparentemente foi registrada em uma patente da própria Maçã.

A tecnologia cadastrada e aprovada junto ao órgão competente nos Estados Unidos promete trazer mais resistência e rigidez ao equipamento, mas sem aumentar muito seu peso ou espessura. A mágica acontece devido à adição de duas novas camadas de materiais no corpo do celular, protegendo os componentes internos e evitando que o aparelho se dobre.

A primeira é de fibra de carbono ou outros materiais leves, mas resistentes, e é aplicada diretamente às placas de forma a protegê-la. A segunda, de alumínio, vem sobre a primeira e confere rigidez adicional, de forma a evitar que a pressão sobre as extremidades do iPhone resulte na perda de sua forma original.

A grande inovação, aqui, vem na forma com a qual a primeira camada é aplicada. Em vez de utilizar algo íntegro, como uma lâmina, por exemplo, a ideia é usar um conjunto de bolsas circulares ou triangulares, que sejam unidas pelo alumínio, trazendo uma maleabilidade que torna o produto resistente ao mesmo tempo em que evita o entortamento. A ideia é apostar na menor espessura possível em ambos os materiais, mas a patente não entra em detalhes sobre isso.

Como sempre, é importante lembrar que registros de tecnologia nem sempre significam sua aplicação prática. Mas, nesse caso, dá para falar de forma mais acertada do que em outras invenções mirabolantes, já que a novidade vem como resposta direta a um problema que, inclusive, a própria Apple afirma ser esporádico. Seja isso verdade ou não, parece que ela está trabalhando ativamente para resolvê-lo e, mais do que isso, enxerga o lançamento de mais celulares com telas maiores no futuro.

Fontes: United States Patent and Trademark Office, Pplware

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.