Patente da Apple traz fone de ouvido para ser usado por duas pessoas

Por Redação | 03 de Junho de 2015 às 08h44

Quem nunca dividiu o fone de ouvido com alguém que atire o primeiro smartphone. Seja para mostrar uma música a um amigo, acabar com o silêncio de uma viagem juntos ou mesmo para ficar perto da menina de quem você gosta, todo mundo já compartilhou os fones de ouvido e sabe como é horrível fazer isso. Pois a Apple está querendo mudar essa realidade e tornar as coisas um pouco mais fáceis para quem gosta de dividir esses momentos.

A empresa registrou uma patente nos Estados Unidos de um fone inteligente que consegue identificar quando mais de uma pessoa o está utilizando. A partir de uma nova tecnologia incorporada em seu cabo, ele reconhece a forma de uso e altera o padrão de funcionamento. Assim, ele alterna entre o modo estéreo e o mono para que as duas pessoas possam aproveitar a canção da mesma forma e com a mesma qualidade.

Mais do que isso, a descrição presente no documento levanta também a possibilidade do Earphone com cabos de sensores de orientação ser capaz de executar faixas diferentes em cada um dos lados do fone. Assim, você pode continuar ouvindo seu rock pesado enquanto sua irmã ouve o sertanejo universitário de que ela tanto gosta.

E o modo como tudo funciona é bem simples. Como o próprio nome da tecnologia sugere, há uma série de pequenos sensores espalhados ao longo de todo o fio do fone de ouvido, sendo que a parte mais importante está localizada na divisão em Y que separa o dispositivo. Com isso, a tecnologia consegue identificar o ângulo dessa separação para dizer se você está ouvindo música sozinho ou com alguém. Se essa abertura aumentar muito, ele vai automaticamente reconhecer que você está fazendo o uso compartilhado e vai mudar o modo de execução.

Apple Fone de Ouvido

A patente ainda descreve alguns dos componentes que devem fazer parte da nova tecnologia, como sensores capacitivos, fibra óptica e uma série de outros pequenos elementos que, apesar de fazerem toda a diferença, certamente vão passar despercebidos para a grande maioria dos usuários que colocarem suas mãos em um desses fones.

No entanto, como é sempre bom lembrar quando falamos nesse tipo de registro, o fato da Apple ter desenvolvido e homologado a tecnologia nos órgãos de regulamentação dos Estados Unidos não significa que se trata de algo que está em desenvolvimento atualmente e muito menos que isso vai ser mesmo produzido. Muitas dessas patentes podem até chegar ao mercado em um futuro breve, mas elas são feitas principalmente para proteger um conceito com o qual a empresa pode vir a trabalhar. É possível que isso se torne realidade? Com certeza, mas também há a mesma chance disso nunca sair do papel.

Enquanto isso, você vai ter que continuar a inclinar o pescoço e a dividir os fones do jeito tradicional.

Via: Apple Insider, Slash Gear

Instagram do Canaltech

Acompanhe nossos bastidores e fique por dentro das novidades que estão por vir no CT.